Manchas brancas na unha: conheça as causas e tratamento
Em geral, a leuconíquia é completamente benigna, embora em algumas situações possa ser uma indicação de uma doença oculta
Em algum momento da vida, você já deve ter notado umas manchinhas brancas na unha. Chamada de leuconíquia, essa descoloração de cor branca aparece frequentemente nas unhas dos pés e os motivos são variados, desde falta de nutirentes, como zinco e ferro, até o uso de produtos químicos agressivos.
Atritos e choques contra a unha também podem causar as manchinhas, assim como o uso prolongado de esmaltes. Nesses casos, não há com o que se preocupar, pois elas tendem a desaparecer sozinhas.
De acordo com a dermatologista Natalia Cymrot, em certos casos, a leuconiquia ainda pode ser sinal de doenças sistêmicas, que precisam ser pesquisadas pelo médico.
- Cientistas acreditam ter encontrado a causa da psoríase
- Alopecia areata: entenda o que é, suas características e tratamento
- Suas unhas revelam muito sobre sua saúde; saiba ao que se atentar
- Pesquisadores desenvolvem tratamento natural contra a psoríase
“Caso o problema persista, porém, ou a mancha aumente, é aconselhável que se procure um dermatologista que vai requisitar exames e, assim, fechar um diagnóstico e programar um tratamento”, afirma a médica em artigo no site Minha Vida, parceiro da Catraca Livre.
Para o tratamento são indicados produtos à base de D-pantenol ou pró-vitamina B5, que fortalecem unhas fracas e quebradiças.
Os dermatologistas podem ainda indicar vitaminas, como a Biotina, Cisteína, Vitamina B6, Metionina, Silício e Zinco, que contribuem para a saúde das unhas. Para saber o tratamento mais indicado para cada caso, no entanto, é preciso consultar o dermatologista, que irá investigar a causa do problema.
Tipos de leuconíquia
Existem três tipos de leuconíquia: leuconíquia verdadeira, leuconíquia aparente e pseudo-leuconíquia. Na leuconíquia verdadeira, a mancha branca é resultado de uma patologia que pode ser encontrada na matriz das unhas.
Em leuconíquia aparente, a patologia está dentro dos tecidos moles subungueais. Já a pseudo-leuconíquia vem de uma origem externa causada, por exemplo, por infecção por fungos e desidratação excessiva das unhas.