Medicamento indicado para diabetes reduz chance de infarto
Pessoas tratadas com o medicamento tiveram uma redução de 23% na incidência de infartos, derrames e mortes cardiovasculares
A sotagliflozina, um medicamento para o tratamento de diabetes, doença renal crônica e fatores de risco cardiovasculares, demonstrou redução significativa no risco de infarto e derrame. Os resultados foram apresentados em um ensaio clínico internacional liderado pelo Mount Sinai, nos Estados Unidos, e publicados na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology.
Como a sotagliflozina atua?
Este medicamento pertence à classe dos inibidores do cotransportador de sódio e glicose (SGLT), bloqueando a ação das proteínas SGLT1 e SGLT2. Essa inibição regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo complicações cardiovasculares graves. O estudo foi financiado pela Lexicon Pharmaceuticals, empresa responsável pela fabricação do medicamento.
Impacto na redução de eventos cardiovasculares
A pesquisa analisou cerca de 10,6 mil pacientes com doença renal crônica, diabetes tipo 2 e risco cardiovascular elevado. Os participantes foram divididos em dois grupos: um recebeu a sotagliflozina e o outro, placebo. Após 16 meses de acompanhamento, os resultados mostraram que o grupo tratado com a medicação teve uma redução de 23% na incidência de infartos, derrames e mortes cardiovasculares.
- Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia para jovens de grupos sub-representados
- Itaú Unibanco abre vagas em programa de formação para PcD’s
- ‘A inclusão começa na matrícula’: o que escolas e professores precisam saber sobre o autismo
- Falta menos de 10 dias para prazo de pedir isenção da inscrição no Enem acabar
A principal diferença da sotagliflozina em relação a outros inibidores de SGLT2 é seu duplo mecanismo de ação, oferecendo uma proteção cardiovascular mais abrangente.

Disponibilidade da medicação
Nos Estados Unidos, a sotagliflozina é comercializada sob o nome Inpefa e recebeu aprovação da FDA (Food and Drug Administration) em 2023. No Brasil, o medicamento ainda aguarda autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para comercialização.
Outros medicamentos com benefícios cardíacos
Além da sotagliflozina, outras classes de medicamentos para diabetes têm demonstrado efeitos benéficos na saúde cardiovascular. A semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy, mostrou redução de 20% na incidência de eventos cardiovasculares graves. O Wegovy, utilizado no tratamento da obesidade, foi aprovado pela FDA também para reduzir o risco de doenças cardíacas em pacientes com obesidade ou sobrepeso.
Com o avanço das pesquisas, a sotagliflozina surge como uma nova opção eficaz para prevenir complicações cardíacas em pacientes com diabetes e doença renal, podendo se tornar uma alternativa amplamente utilizada no futuro.