Medicamento que prolonga a vida de cachorro está perto de ser aprovado
O medicamento administrado por veterinário é projetado para ser um produto de ação prolongada
Um medicamento que poderia prolongar a expectativa de vida de cachorros grandes está um passo mais perto de se tornar uma realidade.
É sabido que cães maiores vivem vidas mais curtas do que cães menores.
Um dogue alemão, por exemplo, vive de 8 a 10 anos. Já a média da expectativa de vida de raças pequenas é de 10 a 15 anos – embora os chihuahuas possam viver até 20 anos.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
O medicamento da Loyal for Dogs superou um obstáculo regulatório importante do FDA, agência reguladora dos EUA equivalente à Anvisa, exigido no processo de aprovação.
A empresa de biotecnologia sediada em São Francisco, nos EUA, disse que o medicamento experimental que ainda precisa ser submetido a testes clínicos atendeu ao requisito da seção de “expectativa razoável de eficácia” para a aprovação condicional ampliada do FDA.
Detalhes do medicamento
O medicamento administrado por veterinário é projetado para ser um produto de ação prolongada. Que poderá ser aplicada a cada três a seis meses.
O FDA baseou sua decisão em dados de estudos que mostram a capacidade do medicamento de reduzir os níveis do principal hormônio de crescimento, fator de crescimento de insulina-1 (IGF-1) “e o impacto benéfico nos resultados funcionais em cães”.
“Isso foi ainda apoiado por um grande estudo observacional dos impactos funcionais e de biomarcadores do envelhecimento canino. O estudo envolveu 452 cães de companhia de 84 raças diferentes, com idades entre dois e 18 anos.
Mas para o remédio chegar ao mercado ainda pode levar uns anos. A Loyal espera obter a aprovação da FDA até 2026.