Medicamento experimental é capaz de reduzir 22% do peso corporal
Especialistas dizem que a droga pode dar às pessoas com obesidade uma alternativa à cirurgia bariátrica
Um medicamento que está sendo testado pela farmacêutica americana Eli Lilly mostrou uma eficácia superior a 20% de redução do peso corporal de pacientes com obesidade.
Os dados do estudo ainda não foram revisados por pares ou publicados em revistas médicas. Mas especialistas disseram que a droga tirzepatide pode dar às pessoas com obesidade uma alternativa à cirurgia bariátrica.
Como a obesidade é uma condição médica crônica, os pacientes precisariam tomar tirzepatide por toda a vida, como fazem com medicamentos para pressão arterial ou colesterol, por exemplo.
- Harvard revela qual é o melhor chá para combater gordura localizada
- Reduza até 75% da gordura no fígado com chá verde e atividade física
- Estudo aponta medicamento que alivia dores de artrose no joelho
- Estudo demonstra como 3 medicamentos elevam o risco de demência
Testes finais
O tirzepatide, que passou pela fase 3 de testes, foi usado em 2.500 voluntários adultos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma comorbidade, que não tinham diabetes.
De acordo com a farmacêutica, o medicamento resultou na perda de peso de até 24 kg em 72 semanas de tratamento, alcançando uma perda de peso superior à alcançada por aqueles participantes que tomaram placebo (substâncias sem efeito).
Alguns participantes do estudo perderam peso suficiente para sair da faixa do Índice de Massa Corpórea (IMC) que caracteriza a obesidade, segundo o Dr. Louis J. Aronne, que trabalhou com Eli Lilly como pesquisador principal do estudo.
Ainda segundo a farmacêutica, todos os participantes do estudo seguiram uma dieta com baixas calorias e um cronograma de atividade física.
Ainda não previsão para a empresa de quando a empresa irá buscar a aprovação do medicamento junto à Food and Drug Administration.