Médico alerta mulheres de 30 a 40 anos sobre remédios para dor de cabeça
Segundo especialista, isso inclui o uso de analgésicos comuns, como ibuprofeno, paracetamol e codeína
Muitas pessoas recorrem aos analgésicos para aliviar enxaquecas e simples dores de cabeça, mas um especialista alerta que elas podem ser causadas exatamente pelo excesso desses remédios para combatê-las.
O médico de família Mark Potter, do Hospital da Universidade de Illinois, nos EUA, disse em sua coluna no jornal The Times, que o fenômeno é conhecido como “dor de cabeça por uso excessivo de medicamentos” e, embora qualquer pessoa possa ter isso, segundo ele, é mais comum em mulheres na faixa dos 30 e 40 anos.
Dr. Potter disse que isso inclui o uso de analgésicos comuns, como ibuprofeno, paracetamol e codeína.
- Universidade de Dublin abre inscrições em programa de bolsas integrais
- Apostas ao vivo: como funciona e melhores casas
- HDL baixo: é possível saber quando o colesterol bom está baixo?
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
“A história clássica é de alguém que começa a tomar paracetamol para uma ocasional dor de cabeça tensional ou enxaqueca e acaba precisando na maioria dos dias do mês”, explicou.
“A dor de cabeça geralmente aparece depois de acordar e inicialmente responde bem aos analgésicos, mas os benefícios logo desaparecem e o indivíduo toma mais comprimidos.”
O médico disse ainda que acredita-se que a dor de cabeça por uso excessivo de medicamentos esteja relacionada à química do cérebro e que esteja ligado a condições como depressão e ansiedade. Ele também acrescentou que a condição pode ser genética.
Segundo o especialista, as dores de cabeça provavelmente serão ruins nas primeiras três semanas após a retirada dos medicamentos, mas que depois disso elas tendem a melhorar.