Médico mostra que formato e cor da vagina raramente indicam doença

Em artigo publicado no site Minha Vida, o ginecologista e obstetra Dr. Fabio Laginha fala sobre algumas dificuldades que suas pacientes sentem com o próprio corpo, principalmente por terem medo de que o formato e a cor da região genital sejam sinal de alguma doença.

“A maior queixa que observamos são as hipertrofias e assimetrias dos pequenos lábios”
Créditos: Piotr Marcinski
“A maior queixa que observamos são as hipertrofias e assimetrias dos pequenos lábios”

O especialista ressalta que não existe um padrão de cor, tamanho e proporção dos grandes e pequenos lábios da vagina. Segundo ele, na maior parte dos casos, essas características não têm relação direta com o prazer, higiene, doenças ou dificuldades durante a relação sexual.

Veja um trecho da matéria:

Quando a anatomia da vulva realmente é um problema?

Durante a formação embrionária da região genital, podem acontecer mal formações e anormalidades do desenvolvimento da vulva, vagina, útero, vias urinárias e intestino. Estas, mais graves, podem levar a mulher a riscos, e por isso devem ser avaliadas, discutidas e tratadas com profissionais competentes. Essas, entretanto, são a minoria entre as pacientes, cujas queixas mais frequentes têm fundo estético.

Apesar das cirurgias terem quadruplicado em alguns países nos últimos oito anos, não observamos um aumento da felicidade e qualidade da vida sexual das mulheres nesta mesma proporção

A maior queixa que observamos são as hipertrofias e assimetrias dos pequenos lábios. Devemos lembrar que eles, principalmente a parte superior que recobre o clitóris, apresentam maior sensibilidade e contribuem para o prazer durante a relação.

Muitas cirurgias estéticas são apenas amputações grosseiras e podem diminuir a sensibilidade local. Algumas técnicas podem ser mais eficazes, reduzindo a possibilidade de perda desta sensibilidade. Portanto, antes de se submeter a qualquer procedimento de labioplastia (cirurgia que reduz os grandes e pequenos lábios ou muda a sua forma) informe-se bem sobre as opções.

Leia o artigo na íntegra.