Médico mostra raio-x de paciente infestado por tênia em todo corpo
Exame mostra dezenas larvas do verme sob a pele. Entenda a condição
Um paciente que se queixava de tosse há dois meses passou por um raio-x que mostrou vários pontos brancos sob a pele, por toda a região do peito e braços. A imagem, publicada pelo médico Vitor Borin em seu perfil pessoal no Twitter, tratava-se de dezenas de larvas do verme tênia.
O paciente, cuja identidade foi preservada, foi diagnosticado com uma condição chamada cisticercose disseminada ou muscular, que se caracteriza pela infestação das larvas em numerosos órgãos ou tecidos, sendo os mais comuns a pele, o tecido celular subcutâneo, os músculos, o cérebro e os olhos.
A condição é rara e os sintomas variam de acordo com o local onde o verme está instalado. Nos casos que se restringem à musculatura, a pessoa pode apresentar inchaço, inflamação e dificuldade nos movimentos.
- Conheça 13 sinais que o corpo te dá de que seu fígado não está bem
- Médicos encontram verme vivo de 8 cm em cérebro humano
- Sinais de que o inchaço pode ser sintoma de câncer
- Teníase: quais os sintomas da verminose em adultos?
Já quando a localização é no cérebro, pode haver queixas de dor de cabeça frequente, confusão mental e convulsões. Quando o local atingido são os olhos, pode haver até risco de cegueira.
Em resposta a uma seguidora, o médico Vitor Borin explicou que alguns casos dispensam tratamento.
“Se não tiver nenhuma lesão dentro da cabeça, na medula ou nos olhos nem precisa tratar! Essas lesões estão calcificadas então não são cisticercos viáveis. Se não causar nenhum desconforto vida que segue”, escreveu ele.
Como se pega cisticercose?
De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos EUA, uma pessoa contrai cisticercose ao ingerir alimentos ou água contaminados com ovos encontrados nas fezes de uma pessoa com tênia intestinal.
As pessoas que vivem na mesma casa com alguém que tem uma tênia têm um risco muito maior de contrair cisticercose.
Uma vez que os ovos caem no intestino, as oncosferas eclodem, invadem a parede intestinal, entram na corrente sanguínea e migram para vários tecidos e órgãos, onde amadurecem ao longo de 60 a 70 dias. Alguns cisticercos irão migrar para o sistema nervoso central, causando sequelas graves (neurocisticercose).
Segundo o médico que publicou a imagem do raio-x, a cisticercose não é transmitida ao comer carne mal cozida, mas sim vegetais contaminados. “Não quer pegar? Lave bem seus alimentos antes de consumir”, escreveu.
Veja mais sobre as causas e os sintomas da cisticercose aqui.