Médicos fazem alerta global sobre doença que mais mata mulheres
Condição silenciosa sem controle pode culminar em morte
Médicos cardiologistas da Sociedade Europeia de Cardiologia emitiram um alerta global às mulheres, pedindo que elas conheçam seus valores de pressão arterial em uma tentativa de lutar contra doenças cardíacas e derrames.
A pressão alta é o principal fator de risco entre elas para a ocorrência de doenças cardiovasculares, uma das maiores causas de morte entre mulheres.
Os médicos disseram que elas devem começar a tratar a pressão alta na meia-idade para prevenir sintomas como falta de ar e fadiga à medida que envelhecem.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Cardiologistas da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) destacaram que o risco de doença cardíaca aumenta em níveis mais baixos de pressão arterial para as mulheres, em comparação com os homens.
Pressão alta
A hipertensão arterial raramente apresenta sintomas perceptíveis, mas sem tratamento pode aumentar o risco de problemas graves e potencialmente mortais.
Quando a pressão arterial é muito alta, ela coloca uma pressão extra nos vasos sanguíneos, coração, cérebro e outros órgãos de uma pessoa, incluindo olhos e rins.
Como saber se minha pressão está alta?
A melhor forma de saber se sua pressão está alta é aferi-la. Já que, em muitos casos, os sintomas costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito.
A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é expressa em dois números, como 120/80. O primeiro número é a pressão sistólica, que indica a pressão quando o coração está batendo. O segundo número é a pressão diastólica, que indica a pressão quando o coração está em repouso.
Qualquer valor acima do normal (≥ 140 por 90 mmHg – popularmente fala-se 14×9) é preocupante, pois, a longo prazo, pode levar a lesões, aumentando o risco de AVC, infarto e insuficiência renal.
Valores muito elevados (acima de 18×11) exigem uma atenção imediata para controle. Além disso, se você tem pressão arterial elevada e apresenta sintomas como dor no peito, falta de ar ou confusão, deve procurar atendimento médico imediatamente.