Menino de 7 anos salva primo com técnica de primeiros socorros
O garoto agiu rapidamente depois de ver o desespero dos pais que tentaram, sem sucesso, socorrer a criança
Um menino de 3 anos, que estava engasgado com comida, foi salvo pelo primo de apenas 7, em Teresina, Piauí. Walter Neto aplicou uma manobra de primeiros socorros que havia aprendido com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O garoto agiu rapidamente depois de ver o desespero dos pais que tentaram, sem sucesso, socorrer Alírio Davi Barreto. O pequeno estava com o alimento parado na garganta, o que o impedia de respirar.
A técnica utilizada por Walter foi a manobra de Heimlich, utilizada em casos de asfixia, provocada por qualquer tipo de corpo estranho nas vias respiratórias.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Nesta manobra, deve-se utilizar as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o corpo estranho seja expulso dos pulmões.
Depois que a manobra foi realizada três vezes, a criança conseguiu expelir um pequeno pedaço de espinha de peixe, de acordo com o relato dos familiares.
Projeto Samuzinho
A manobra de primeiros socorros que o garoto usou para salvar o primo foi ensinada em um projeto do Samu do Piauí voltado para crianças, conhecido como Samuzinho.
Cerca de cinquenta crianças de 7 a 12 anos fazem desse projeto. A ideia é transformar as crianças em agentes multiplicadores de informação.