Menstruação atrasada nem sempre é gravidez
A irregularidade na menstruação é uma reclamação feita por muitas mulheres, principalmente quando ela atrasa, já que este é um dos indícios de gravidez. Este desequilíbrio no cilclo menstrual pode estar ligado à diversos fatores como o estresse, distúrbios alimentares ou problemas de saúde, como miomas e endometriose.
O ciclo irregular indica que algo não está funcionando corretamente no organismo da mulher. Por isso, é indicado sempre procurar ajuda médica para avaliar as possíveis causas do problema e, assim, tratá-las para que não ocorra nenhuma complicação, até mesmo no sistema reprodutor.
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
Principais causas da menstruação irregular
Quando o ciclo menstrual fica irregular, seja aumentando ou diminuindo o fluxo, ou o período de duração e intervalo entre as menstruações, pode ser uma resposta do corpo a diversas situações que estejam ocorrendo na parte física e emocional. Tudo o que acontece com a mulher pode acabar influenciando no seu ciclo menstrual e nos hormônios.
Um dos fatores que podem acabar desencadeando reações que desregulem o ciclo é o ganho de peso excessivo ou a perda de peso drástica. Ou seja, engordar ou emagrecer rapidamente e em excesso prejudica o funcionamento dos hormônios. Distúrbios alimentares como bulimia ou anorexia também podem causar o problema.
Saiba outras causas da menstruação irregular e como tratar o problema.