México relata vírus altamente infeccioso de gripe aviária H5N1
O vírus representa não apenas um risco apenas para as aves, mas também para os humanos
O México registrou o primeiro caso da cepa grave de gripe aviária H5N1. O vírus é altamente infeccioso e foi detectado em uma ave silvestre no município de Metepec.
A cepa tem provocado surtos nos Estados Unidos e na Europa este ano, e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) alerta sobre o risco do vírus atingir países da América do Sul, como o Brasil.
O assunto gera preocupação já que o vírus representa não apenas um risco apenas para as aves, mas também para os humanos, que podem se contaminar.
Sintomas da gripe aviária
A gripe aviária é um tipo infeccioso de gripe que se espalha entre as aves e pode afetar os humanos. Existem muitas cepas diferentes do vírus. Quatro delas causaram preocupação nos últimos anos. São elas: H5N1 (desde 1997); H7N9 (desde 2013); H5N6 (desde 2014) e
H5N8 (desde 2016).
A infecção causa sintomas semelhantes aos do resfriado comum, como tosse, febre, dor de garganta e, às vezes, doenças respiratórias graves e pneumonia. O contato com as aves é a principal forma de transmissão.
Prevenção
Em países com surto de casos, as seguintes medidas são recomendadas.
- Lavar as mãos frequentemente com água morna e sabão, especialmente antes e depois de manusear alimentos, principalmente aves cruas
- Usar utensílios diferentes para carne cozida e crua
- Evitar o contato com aves vivas