Você faz isso na cama? Pode ser o motivo da sua insônia, alerta estudo
Esse hábito aparentemente inofensivo pode agravar a insônia, aumentando a ansiedade e a frustração; entenda
Um estudo realizado pela Universidade de Indiana Bloomington, nos Estados Unidos, mostrou uma relação alarmante entre o comportamento de checar o horário constantemente e a piora dos sintomas de insônia.
O ato, que parece ser inofensivo, pode estar contribuindo para noites mal dormidas de milhares de pessoas.
O hábito na cama que pode piorar a insônia
De acordo com a pesquisa, o ato de checar o horário no meio da noite – seja no celular ou no relógio – aumenta a frustração e a ansiedade, especialmente em indivíduos que já enfrentam dificuldades para dormir.
- Estes 5 sinais indicam que você pode sofrer de alergia ao álcool
- Co.liga e CCR oferecem cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- Brasil bate recorde histórico de turistas internacionais em 2024
- Cabo Frio: Roteiro perfeito para um final de semana
Esses sentimentos exacerbam os sintomas de insônia, interferindo ainda mais no sono reparador que o corpo e a mente necessitam.
Spencer Dawson, psicólogo clínico e líder do estudo, destaca que essa prática pode levar a um ciclo vicioso: a frustração causada pela incapacidade de adormecer aumenta, levando os indivíduos a dependerem mais de medicamentos para tentar obter uma boa noite de descanso.
Como driblar a insônia?
Os especialistas recomendam evitar a checagem constante do relógio para ajudar a combater a insônia. “Considerem virar o relógio para o outro lado, cobrir o display ou até mesmo manter o celular afastado da cama”, aconselha Dawson.
Essa mudança pode diminuir a ansiedade relacionada ao passar das horas, permitindo um relaxamento mais profundo.
Além disso, em alguns casos, pode ser necessário tratamento profissional para abordar questões subjacentes que estão contribuindo para a insônia (saiba mais clicando aqui).