Mulher morre 24h após começar a falar coisas sem sentido ao telefone

Os médicos descobriram que ela havia sofrido uma embolia pulmonar; entenda

19/10/2022 12:35

A inglesa Samantha Crosbie, de 32 anos, morreu cinco semanas após dar à luz. De acordo com a família, no dia anterior, em conversa com sua mãe ao telefone, ela começou a falar coisas sem sentido, em seguida desmaiou. Samantha foi levada às pressas ao hospital, mas não resistindo e morreu 24 horas depois.

Os médicos descobriram que ela havia sofrido uma embolia pulmonar. Isso ocorre quando um coágulo de sangue dificulta a passagem de oxigênio para a área. Geralmente estes coágulos são provenientes das veias das pernas, o que caracteriza a Trombose Venosa Profunda (TVP).

Mulher morreu apenas 5 meses após da à luz
Mulher morreu apenas 5 meses após da à luz - reprodução/Facebook

Essa obstrução pode ser fatal, dependendo do tamanho do coágulo. Pequenos coágulos que se formam em veias superficiais normalmente não se tornam êmbolos. Portanto, só os trombos das veias profundas são potencialmente perigosos.

As mulheres grávidas correm um risco aumentado da doença. A família de Samantha agora quer que o assunto seja mais abordado para aumentar a conscientização sobre os riscos pós-gravidez.

“Se Samantha estivesse mais ciente dos riscos, ela poderia ainda estar aqui hoje”, disse a mãe dela, Jane Parker, ao jornal Daily Mail.

Samantha deixou um bebê de 5 meses
Samantha deixou um bebê de 5 meses - reprodução/Facebook

O que é uma embolia pulmonar?

O Ministério da Saúde explica que embolia pulmonar é um quadro grave, que tem início quando um trombo (coágulo ou êmbolos) localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta, ou seja, os vasos do pulmão (artérias) são bloqueados.

Também conhecida como trombose pulmonar, a embolia acontece quando um coágulo entope um vaso sanguíneo do pulmão, impedindo a passagem de sangue e causando a morte progressiva da parte afetada, resultando em dor ao respirar e intensa falta de ar.

Como os coágulos bloqueiam o fluxo sanguíneo para os pulmões, a embolia pulmonar pode ser fatal.

No entanto, o tratamento imediato reduz muito o risco de morte. Tomar medidas para prevenir coágulos sanguíneos nas pernas ajuda a proteger contra a embolia pulmonar.

Sintomas
Os sintomas da embolia pulmonar podem variar muito, dependendo de quanto do seu pulmão está envolvido, do tamanho dos coágulos e se você tem doença pulmonar ou cardíaca subjacente.

Os sinais e sintomas comuns

Falta de ar

Esse sintoma geralmente aparece de repente e sempre piora com o esforço.

Dor no peito

A dor geralmente é aguda e sentida quando na inspiração profundamente. Também pode ser sentida quando a pessoa tosse, se curva ou se abaixa.

Tosse

A tosse, nesses casos, pode produzir expectoração sanguinolenta.

Outros sinais e sintomas que podem ocorrer com embolia pulmonar incluem:

  • Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares
  • Tontura ou tontura
  • Suor excessivo
  • Febre
  • Dor nas pernas ou inchaço, ou ambos, geralmente na panturrilha causada por uma trombose venosa profunda
  • Pele pegajosa ou descolorida (cianose)