Mulher relata batalha após descobrir câncer de intestino durante gravidez

Aos 35 anos, ela estava à espera do segundo filho quando começou a sofrer com mudanças intestinais

Lauren Fresa, de 35 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de intestino enquanto estava grávida de seu segundo filho. Os primeiros sinais de que algo não estava bem surgiram por meio de mudanças intestinais, um dos sintomas da doença.

Lauren começou a sofrer de constipação e, após meses tentando descobrir a causa de seus problemas, acabou sendo levada às pressas para o hospital quando estava na 18ª semana de gestação.

Lauren Fresa compartilha sua jornada contra o câncer de intestino no Instagram
Créditos: reprodução/Instagram/@house_of_fresa
Lauren Fresa compartilha sua jornada contra o câncer de intestino no Instagram

Os médicos descobriram um bloqueio em seu intestino e tiveram que realizar uma cirurgia de emergência para colocar uma bolsa de colostomia, usada para coletar fezes.

Porém, um dia depois da operação, a americana recebeu a triste notícia de que havia perdido seu bebê.

Posteriormente, os médicos descobriram que a condição de Lauren era decorrente de um câncer de intestino. E exames adicionais revelaram que a doença havia se espalhado para o fígado.

Lauren passou por uma nova cirurgia para remover o tumor, além de ter realizado duas rodadas de quimioterapia e uma histerectomia para a remoção do útero. No entanto, meses depois, foi informada de que o câncer havia retornado ao fígado.

Atualmente, ela está fazendo sua terceira rodada de quimioterapia, que está prevista para durar três meses.

Em suas redes sociais, Lauren compartilha sua história para encorajar outras pessoas a realizarem exames de saúde regulares.

“Comecei uma página no Instagram para compartilhar minha jornada e ajudar as pessoas a entenderem que elas podem ser as maiores defensoras de sua própria saúde, porque, no fim das contas, você conhece o seu próprio corpo”, declarou em uma de suas publicações.

Sobre o câncer de intestino

O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, engloba os tumores que se originam no cólon e no reto (final do intestino, antes do ânus).

Quando detectado precocemente, esse tipo de câncer é tratável e, na maioria dos casos, curável, antes de se espalhar para outros órgãos.

Tudo sobre o câncer de intestino
Créditos: sefa ozel/istock
Tudo sobre o câncer de intestino

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que homens e mulheres realizem colonoscopia, exame de rastreamento do câncer de intestino, a partir dos 50 anos.

Pessoas com risco aumentado, como aquelas com histórico familiar de câncer de cólon, devem considerar a realização do exame mais cedo.

Sintomas da doença

Alguns dos sinais e sintomas incluem sangue nas fezes, mudanças nos hábitos intestinais, perda de peso, cansaço e fraqueza, alteração na forma das fezes, massa abdominal e dor ou desconforto abdominal.

É importante ressaltar que outros problemas de saúde podem causar sintomas semelhantes, portanto, ter algum desses sintomas não significa necessariamente que seja câncer.

Para chegar a um diagnóstico preciso, é necessário fazer os exames adequados.