Naná Vasconcelos morre aos 71 anos vítima de câncer no pulmão; saiba como se prevenir da doença

O músico pernambucano Naná Vasconcelos morreu em decorrência de um câncer no pulmão na manhã desta quarta-feira, dia 9, aos 71 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Recife desde o último sábado (5), por complicações da doença.

No ano passado, o percussionista passou mais de 20 dias no hospital, após descobrir o câncer. Segundo informações do portal G1, a esposa e produtora do músico, Patrícia Vasconcelos,  Naná passou mal após um show realizado em Salvador, na Bahia, no dia 28 de março. Ao retornar ao Recife, foi internado.

 

Apesar da doença, Naná participou da abertura do Carnaval deste ano no Recife  na companhia de 400 batuqueiros.

No Brasil, Naná Vasconcelos gravou com Caetano Veloso e Milton Nascimento, entre outros grandes nomes da MPB. Com Egberto Gismonti, gravou “Dança das cabeças”, um dos álbuns mais marcantes de sua carreira.

Em 2006, foi lançado o documentário “Diário de Naná”, disponível no Youtube, que conta a história do percussionista.  Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=7cHUgayLao0

Conheça, a seguir, cinco respostas sobre o câncer de pulmão

O que causa o câncer de pulmão?

O principal fator é o tabagismo – cerca de 80% das mortes por câncer de pulmão são causadas diretamente pelo fumo. Há ainda alterações genéticas hereditárias ou adquiridas durante a vida, além de exposições ocupacionais a substâncias como o amianto.

É possível prevenir o câncer de pulmão?

Sim, mantendo o peso saudável e a dieta balanceada, fazendo atividade física, evitando bebidas alcoólicas e não fumando.

Pessoas com caso de câncer de pulmão da família têm risco maior de desenvolver a doença?

O risco pode ser ligeiramente maior, mas ainda não está claro se isso se deve à genética ou a exposições domésticas compartilhadas (como fumo ou radônio).

Quais são os sintomas mais comuns da doença?

São tosse, dor no peito, rouquidão, perda de apetite, falta de ar, fadiga, tosse com expectoração mucosa, tosse com expectoração com sangue e infecções.

Câncer de pulmão tem cura?

Sim, especialmente se diagnosticado em estágio inicial.

Instituto Oncoguia oferece orientações personalizadas gratuitamente sobre direitos, qualidade de vida e tratamentos contra o câncer. Basta entrar em contato com a organização pelo site ou pelo 0800-773-1666.