Naná Vasconcelos morre aos 71 anos vítima de câncer no pulmão; saiba como se prevenir da doença

Por: Redação | Comunicar erro

O músico pernambucano Naná Vasconcelos morreu em decorrência de um câncer no pulmão na manhã desta quarta-feira, dia 9, aos 71 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Recife desde o último sábado (5), por complicações da doença.

No ano passado, o percussionista passou mais de 20 dias no hospital, após descobrir o câncer. Segundo informações do portal G1, a esposa e produtora do músico, Patrícia Vasconcelos,  Naná passou mal após um show realizado em Salvador, na Bahia, no dia 28 de março. Ao retornar ao Recife, foi internado.

Apesar da doença, Naná participou da abertura do Carnaval deste ano no Recife  na companhia de 400 batuqueiros.

No Brasil, Naná Vasconcelos gravou com Caetano Veloso e Milton Nascimento, entre outros grandes nomes da MPB. Com Egberto Gismonti, gravou “Dança das cabeças”, um dos álbuns mais marcantes de sua carreira.

Em 2006, foi lançado o documentário “Diário de Naná”, disponível no Youtube, que conta a história do percussionista.  Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=7cHUgayLao0

Conheça, a seguir, cinco respostas sobre o câncer de pulmão

O que causa o câncer de pulmão?

O principal fator é o tabagismo – cerca de 80% das mortes por câncer de pulmão são causadas diretamente pelo fumo. Há ainda alterações genéticas hereditárias ou adquiridas durante a vida, além de exposições ocupacionais a substâncias como o amianto.

É possível prevenir o câncer de pulmão?

Sim, mantendo o peso saudável e a dieta balanceada, fazendo atividade física, evitando bebidas alcoólicas e não fumando.

Pessoas com caso de câncer de pulmão da família têm risco maior de desenvolver a doença?

O risco pode ser ligeiramente maior, mas ainda não está claro se isso se deve à genética ou a exposições domésticas compartilhadas (como fumo ou radônio).

Quais são os sintomas mais comuns da doença?

São tosse, dor no peito, rouquidão, perda de apetite, falta de ar, fadiga, tosse com expectoração mucosa, tosse com expectoração com sangue e infecções.

Câncer de pulmão tem cura?

Sim, especialmente se diagnosticado em estágio inicial.

Instituto Oncoguia oferece orientações personalizadas gratuitamente sobre direitos, qualidade de vida e tratamentos contra o câncer. Basta entrar em contato com a organização pelo site ou pelo 0800-773-1666.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:00
Netflix: filmes e séries sobre sexo de uma forma bem divertida
O assunto de hoje é sexo, sendo tratado de forma leve para aprender e se divertir, através de filmes e …
2
03:45
Netflix: Os melhores filmes para você entender a depressão
Indicamos aqui dois filmes que falam sobre como lidar com as emoções e com a depressão: "Divertida Mente", animação de …
3
03:16
Whindersson Nunes dá lição ao falar sobre cirurgia no ânus
Whindersson Nunes voltou a ser assunto nas redes sociais. Desta vez, o motivo foi a cirurgia de emergência que realizou …
4
02:41
Ótimos filmes gratuitos ensinam a lidar com obesidade infantil
Obesidade infantil é uma doença séria. Hoje temos duas dicas de filmes sobre o tema : "Muito Além do Peso” e …
5
02:31
Saiba o que é e como se proteger da tuberculose
Uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra um salto nos casos de tuberculose no Brasil.  Só …
6
04:30
As descobertas médicas que surpreendem o mundo
“As Melhores Surpresas do Mundo” é o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. ——————————————————– DIREÇÃO: …
7
04:46
Os perigos do movimento antivacina
O político italiano e ativista antivacina, Massimiliano Fedriga, foi internado para se tratar de uma catapora. Seria engraçado, senão fosse …
8
02:44
O cachorro médico que ajuda crianças com câncer
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …