Nova York registra primeiro caso de poliomielite em décadas

Doença pode causar paralisia irreversível em questão de horas

A cidade de Nova York detectou o primeiro caso de poliomielite (pólio) depois de pelo menos 3 décadas sem nenhum registro. A informação foi confirmada pelo Departamento de Saúde do Estado de Nova York na quinta-feira, 21.

O caso foi identificado em um residente do Condado de Rockland, subúrbio da cidade. De acordo com os órgãos de saúde, ele não é mais considerado contagioso, mas desenvolveu paralisia.

Testes realizados pelo laboratório do departamento de saúde do estado e confirmados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) mostraram que o paciente havia recebido anteriormente uma vacina oral contra a poliomielite, que não é mais administrada nos EUA.

Nova York registra caso de poliomielite
Créditos: Dr_Microbe/istock
Nova York registra caso de poliomielite

As vacinas inativadas – aquelas que usam vírus morto da doença – são as únicas vacinas contra a poliomielite autorizadas nos EUA desde 2000.

Isso pode significar que o paciente pegou a cepa em um país onde as vacinas orais contra a poliomielite ainda são administradas. De acordo com o CDC, nenhum caso de poliomielite se originou nos Estados Unidos desde 1979.

No entanto, o vírus já foi trazido para dentro do país por viajantes com a doença. A última vez que isso aconteceu foi em 1993.

O Departamento de Saúde do Estado de Nova York e o CDC recomendam que aqueles não vacinados contra a poliomielite tomem a vacina.

“As vacinas protegeram nossa saúde contra vírus antigos e novos por décadas”, disse o comissário de saúde da cidade de Nova York, Dr. Ashwin Vasan. “O fato é que a urgência de vacinas seguras e eficazes sempre esteve aqui, e precisamos que os nova-iorquinos se protejam contra vírus completamente evitáveis, como a poliomielite”.

Poliomielite pode ser evitada com vacina
Créditos: shylendrahoode/istock
Poliomielite pode ser evitada com vacina

Poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa que afeta mais comumente crianças menores de cinco anos. A doença é causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que ataca o sistema nervoso e em alguns casos extremos pode levar à paralisia.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

O vírus é altamente contagioso, e uma pessoa pode transmiti-lo mesmo quando não está doente.

Sintomas

A maioria das pessoas que são infectadas com poliovírus não apresenta sintomas visíveis. Porém, quando eles aparece, são semelhantes aos da gripe, podendo incluir dor de garganta, febre, cansaço, náusea e dor de cabeça.

Quando o vírus invade o sistema nervoso, pode causar paralisia irreversível em questão de horas. Em casos mais graves, pode ainda matar porque o vírus afeta os músculos que ajudam a pessoa a respirar.