Nove chás que ajudam na digestão

Por: Redação

É comum que as pessoas recorram aos chás quando comem demais ou sentem que a comida ‘não caiu bem’, mas será que eles ajudam mesmo?

Crédito: Getty Images/iStockphoto“Infusões ajudam na digestão, aceleram o metabolismo e combatem o inchaço”, afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino

“As infusões (quando se coloca folhas, flores ou frutas em água quente) ajudam na digestão, aceleram o metabolismo e combatem o inchaço”, afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino ao Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

Segundo a nutricionista da equipe médica do Dieta e Saúde, Erica Lopes, uma xícara de chá quente depois das refeições ajuda a fazer digestão.

“Escolha o chá de sua preferência, independente do sabor, já que é a quentura do mesmo que favorece a boa digestão. Além disso, dissolve gorduras e diminui a formação de gases”, garante Lopes.

Os especialistas apontam alguns chás que tem poder digestivo:

Crédito: Getty Images/iStockphoto“É a quentura do mesmo que favorece a boa digestão. Além disso, dissolve gorduras e diminui a formação de gases”, garante Lopes
  1. Erva-doce
  2. Carqueja
  3. Cavalinha
  4. chá branco
  5. Hortelã
  6. Menta
  7. Hibisco
  8. Erva cidreira
  9. Boldo

Mas é necessário ter atenção e não exagerar no consumo dos chás. Estudos toxicológicos sugerem que o boldo, por exemplo, deve ser tomado com moderação e cortado durante a gravidez, já que pode (assim como outras plantas) trazer riscos ao bebê, aponta Nardino.

Também é importante não substituir a ingestão de água por chás, variar as ervas utilizadas e evitar infusões muito concentradas. Gestantes devem consultar o médico antes de consumir chás, já que algumas plantas podem ser abortivas.

Veja mais variedades de chás digestivos na matéria completa do Minha Vida.

Compartilhe: