Nove dicas para conseguir acordar mais cedo e com disposição

Para muita gente, levantar cedo e com disposição é um grande desafio. Mesmo quando o cérebro sabe que temos que acordar para trabalhar ou realizar outras atividades, essa tarefa não é das mais fáceis. Com o intuito de ajudar na rotina das pessoas, o Minha Vida selecionou nove dicas que prometem ajudar a acordar mais cedo e com maior energia.

Na maioria das vezes, a dificuldade para acordar bem disposto tem um grande culpado: a privação de sono. Em entrevista ao site, o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho diz: “Antes, no começo do século XX, dormíamos cerca de nove horas por noite, hoje a média é menor do que sete horas”.

Mas outros fatores também podem influenciar nisso, como aspectos genéticos, por exemplo. De qualquer forma, acordar com dívidas na conta de sono pode ser prejudicial ao rendimento e à saúde.

Confira algumas estratégias para conseguir acordar cedo e com o pique em alta:

Tenha horários constantes

O corpo pode não ser exato, mas ele é regido por um ciclo chamado circadiano, expressão que significa “cerca de um dia”. Isso porque o organismo organiza suas funções para que ocorram sempre em 24 horas mais ou menos, obedecendo a duração do dia. Esse é o tal do relógio biológico. Manter uma hora certa para dormir e acordar ajuda a regular um pouco mais esse nosso cronograma interno.

“Ficar mexendo no nosso ciclo circadiano o desregula. Ao dormir mais tarde, você atrasa o relógio e volta a não conseguir acordar cedo”, esclarece o médico do sono Geraldo Lorenzi. É claro que não é preciso exagerar e ser sempre pontual, mas manter uma rotina faz parte da higiene do sono e ensina o corpo a ter uma frequência.

Use e abuse da luz

Um dos reguladores do ciclo circadiano é a luz, já que o corpo tem funções diferentes à noite e durante o dia. Portanto, o sol é um excelente indicador para o corpo que está na hora de acordar. “Abrir a janela de manhã como as avós ou seus pais faziam é uma excelente maneira de dizer para o organismo que já é dia”, pontua o médico do sono Lorenzi.

E em dias nublados, mesmo a luz artificial pode ter esse efeito. “Depende, é claro, de sua intensidade”, reitera a pneumologista Sônia Togerio. Em vez de dormir com cortinas ou persianas, que bloqueiam totalmente a passagem da luz matutina, experimente deixar a janela do quarto liberada para a entrada do Sol antes mesmo de ir para a cama.

Veja aqui todas as dicas do Minha Vida para ter uma maior disposição ao acordar.