Novo aviso em embalagem de cigarro alerta: “Você Brocha”

Nove novas advertências, divulgadas pela Anvisa (Agência Nacional de Saúde) nesta sexta-feira, 15, passam a circular pelo país em maio de 2018

Por: Redação

Segundo anúncio divulgado pela Organização Mundial da Saúde no início deste ano. “O número de mortes relacionadas ao tabaco deverá aumentar de cerca de 6 milhões de mortes para cerca de 8 milhões anualmente até 2030, sendo que mais de 80% delas vão ocorrer em países de baixa e média renda”.

Para reforçar a luta contra o tabagismo, as autoridades brasileiras pretendem inovar nas campanhas de saúde: com a mensagem “você sofre, você envelhece, você prejudica, você infarta, você adoece, você brocha, você morre”, a advertência nos rótulos passará a circular pelo país a partir de maio de 2018, quando vigorará a nova lei.

Crédito: Anvisa/divulgação 

Autoridades de saúde advertem: essa é a nova mensagem que virá em breve para você, fumante;ou a quem planeja começar a fumar.

As novas regras foram definidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e publicadas nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União.

Com a mudança, o consumidor encontrará na parte de trás da embalagem um fundo amarelo, com advertências em letras pretas e vermelhas. Muda também o conteúdo da mensagem, com um aviso enfático sobre o consumo de cigarro: “Você Brocha”, seguido do alerta: “Esse produto causa impotência sexual”.

Questão de saúde: 

Para chamar a atenção sobre o tema, quanto aos danos de saúde causados pelo cigarro, a campanha é composta por nove imagens que ocuparão a parte de trás da embalagem. Os temas das imagens são: câncer de boca, cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto, trombose e gangrena morte e parto prematuro. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, cerca de 15% da população brasileira adulta é fumante.

Veja também: 

Compartilhe:

1
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
2
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
3
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
4
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
5
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
6
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
7
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
8
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …