Descoberto novo efeito colateral em mulheres que tomam pílula

Ao todo, 3.900 mulheres foram acompanhadas ao longo de seus ciclos menstruais

Cientistas afirmam ter descoberto um efeito colateral potencialmente novo da pílula anticoncepcional. Segundo eles esse método contraceptivo, ‘achata’ o impulso competitivo das mulheres.

O estudo foi feito por especialistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, e observou que as mulheres que utilizam a pílula experimentam menos aumento motivacional perto do período de sua ovulação do que aquelas que não tomam.

Anticoncepcional pode reduzir o impulso competitivo de mulheres
Créditos: hidesy/istock
Anticoncepcional pode reduzir o impulso competitivo de mulheres

Como foi feio o estudo?

Publicado em Adaptive Human Behavior and Physiology, o estudo revisado por pares sintetizou mais de 3.900 mulheres em mais de 21 países para entender o efeito do ciclo em quatro fatores diferentes relacionados ao impulso competitivo: competição de autodesenvolvimento, hipercompetitividade, evitação e desinteresse pela competição.

As mulheres tinham que responder a uma série de perguntas todos os dias de seu ciclo, para medir esses quatro fatores ao longo do mês.

Os pesquisadores descobriram que houve um aumento na competitividade do autodesenvolvimento (ambição), em mulheres que não tomavam pílula, mas não naquelas que tomavam.

Houve também algumas evidências fracas de que as usuárias de anticoncepcionais mostraram “interesse reduzido em competir”.

Os autores do estudo disseram que, para as mulheres que não tomam a pílula, o meio do mês pode ser o melhor momento para marcar uma entrevista de emprego ou enfrentar uma tarefa particularmente desafiadora.

Mas os pesquisadores advertiram que o estudo é pequeno e observacional, o que não o torna o mais alto padrão.