Novo teste simples pode detectar sintomas de câncer de pâncreas
Os cientistas acreditam que o teste pode ser usado para diagnosticar a doença em um estágio inicial e rastrear pacientes com maior risco
O câncer de pâncreas geralmente é diagnosticado em um estágio avançado, onde pouco pode ser feito para curar os pacientes. Porém um novo teste desenvolvido por uma equipe de pesquisadores pode ajudar a detectar a doença ainda no início e salvar vida.
O câncer de pâncreas não causa sinais ou sintomas nos estágios iniciais e, como resultado, é difícil de diagnosticar. Somente quando a doença está em um estágio avançado é que os sintomas se tornam perceptíveis, como icterícia, quando a pele e os olhos ficam amarelados.
Teste em desenvolvimento
O novo método de diagnóstico está sendo desenvolvido pelo Imperial College London. Trata-se de um teste respiratório, em que o paciente assopra um saco, algo parecido com o exame de bafômetro.
De acordo com a equipe de pesquisa, amostras de respiração coletadas podem detectar os primeiros sintomas do câncer e acelerar o encaminhamento do paciente para exames mais precisos.
O que é câncer de pâncreas?
O câncer de pâncreas é um câncer encontrado em qualquer parte do órgão que fica localizado atrás do estômago, na parte posterior do abdômen. Ele ajuda a digerir a comida e produz hormônios, como a insulina.
A gravidade do câncer de pâncreas depende de seu tamanho e se há metástase, quando o tumor já se espalhou para tecidos vizinhos.
Os principais sintomas
O câncer de pâncreas é difícil de ser detectado no começo, pois os sinais demoram a aparecer. Como resultado, um grande número de pacientes é diagnosticado em estágios avançados da doença.
Quando os sintomas aparecem podem incluir:
- Perda de apetite ou perda de peso não intencional
- Amarelecimento da pele e do branco dos olhos (icterícia)
- Comichão na pele
- Novo diagnóstico de diabetes ou diabetes existente que está se tornando mais difícil de controlar
- Coágulos de sangue
- Fadiga