Novo tratamento contra câncer de próstata é esperança para pacientes
Estudo descobriu que o tratamento pode prolongar significativamente a sobrevida dos pacientes
Um tratamento que identifica e ataca simultaneamente uma proteína expressa na superfície das células cancerígenas da próstata é a nova esperança para milhares de homens diagnosticados com a doença sem outras opções de terapia.
A técnica – chamada radioterapia de antígeno de membrana específico da próstata (PSMA) – foi apelidada de método de tratamento de “busca e destruição”. Ela usa moléculas de alta tecnologia para rastrear tumores em qualquer parte do corpo e atacá-los com carga radioativa, sem danificar os tecidos circundantes.
Médicos na maior conferência sobre câncer do mundo, em Chicago, disseram que o tratamento foi um avanço “enorme”, dando esperança para cerca de 5.000 homens diagnosticados com câncer de próstata avançado na Grã-Bretanha anualmente.
- Entenda por que, segundo a ciência, esta atividade ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- Câncer colorretal: Conheça os sintomas mais comuns nos pacientes
Um estudo piloto feito com 50 homens na Austrália mostrou que o tratamento prolonga a expectativa de vida de pacientes com câncer de próstata avançado de nove meses para uma média de 13,3 meses.
O tratamento começou a ser oferecido na rede particular do Reino Unido e também vem sendo usado na Austrália e na Alemanha. Se os testes forem bem-sucedidos, os especialistas esperam que a técnica seja incluída no Serviço de Saúde do Reino Unido (National Health Service – NHS).