Novo tratamento recupera a visão de pessoas quase cegas
Um procedimento com células-tronco fez com que dois pacientes quase cegos voltassem a enxergar melhor. O experimento foi testado no Hospital de Olhos de Moorfields, em Londres, e o estudo foi publicado na revista científica Nature Biotechnology.
Os pacientes sofriam de degeneração macular. De acordo com o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, neste quadro a mácula, uma região pequena no fundo dos olhos, é danificada, o que impede tarefas como reconhecimento facial e leitura. Essa é uma condição muito comum com o avançar da idade.
Na técnica usada, as células-tronco embrionárias foram convertidas no tipo especial de células de uma das camadas da retina e implantadas na parte de trás dos olhos de ambos os pacientes.
- Principais sinais de alerta de AVC e como reconhecer rapidamente
- 8 doenças vasculares comuns: conheça os sintomas de cada uma
- Estes sinais podem servir de alerta para um AVC
- Entenda a Síndrome da Pessoa Rígida, doença de Céline Dion
Mesmo com alguns indícios de rejeição logo após a cirurgia, depois 12 meses do tratamento ambos os pacientes enxergavam bem. “Nos meses antes da cirurgia minha visão estava bem ruim e eu não conseguia ver quase nada com meu olho direito. Mas é brilhante o que esse time fez e me sinto muito sortudo por ter recebido minha visão de volta”, contou Douglas Waters, um dos pacientes, à BBC inglesa.
Leia também: