Nutricionista indica quais alimentos turbinam a imunidade

O fim de ano chegou e, junto com ele, dias inteiros de excessos que podem derrubar qualquer um. Para quem deseja aproveitar ao máximo as festas, é preciso turbinar o sistema imunológico, consumindo os alimentos certos, para não adoecer.

A nutricionista e coach de emagrecimento Lara Natacci explica quais vitaminas e minerais são importantes para manter a imunidade alta, e em quais alimentos você pode encontrá-los, para não perder nem um minuto de todas as festas:

– Para garantir uma boa absorção dos nutrientes ingeridos pelos alimentos, é necessário ter uma flora intestinal equilibrada. Probióticos, presentes no iogurte natural, são organismos e substâncias que contribuem para esse equilíbrio e fortalecem o sistema imunológico.

iStock/svariophoto
Os probióticos, presentes no iogurte natural, fortalecem o sistema imunológico

– A vitamina A tem um papel muito importante para o sistema imunológo, diminuindo a probabilidade de infecções. Fontes: fígado; rins; gordura do leite; margarina fortificada; gema do ovo; folhas verdes e amarelas; melão; e pêssego.

– A vitamina B1 atua como antioxidante em pessoas com alto consumo de álcool e fumantes. Ela é encontrada em: carne de porco; fígado; legumes; grãos integrais e cereais enriquecidos; germe de trigo; e batatas.

– Já a vitamina C é antioxidante, reduz a tendência a infecções e aumenta a absorção de ferro. Pode ser ingerida em frutas cítricas; tomate; melão; pimentão verde; repolho cru; morango; abacaxi; goiaba; batata; couve de Bruxelas; e espinafre.

iStock/ehaurylik
A vitamina C, presente nas frutas cítricas, é antioxidante e reduz a tendência a infecções

– A vitamina D também é importante para a imunidade e protege contra a fraqueza muscular. Mas não abuse, ela é tóxica se ingerida em grandes quantidades. Além de ser obtida pela exposição à luz solar, pode ser encontrada em: gordura do leite; fígado; gema de ovo; salmão; sardinha; e atum.

– O ferro é essencial para o funcionamento do sistema imunológico e é componente de enzimas antioxidantes. Fontes: fígado; carnes; gema de ovo; legumes; grãos integrais ou enriquecidos; feijões secos; vegetais verde-escuros; camarão; ostras; mariscos.

– O magnésio também é necessário para um bom funcionamento do sistema imunológico. Fontes: leguminosas; sementes; nozes; cereais de trigo integral; castanhas; carne; leite; tofu (queijo de soja); vegetais verdes; e legumes.

iStock/SuthinSoonthorn
Presente em vegetais como a couve, o magnésio também é necessário para um bom funcionamento do sistema imunológico

– Envolvido nos processos de transporte e na função imunológica, o zinco é necessário para calcificação dos ossos. Fontes: ostras; carne vermelha; leite; fígado; moluscos; arenque; farelo de trigo.

  • Veja também: 
1 / 8
1
03:29
O que os pais podem fazer para ajudar seus filhos
Qual a responsabilidade que os pais têm em relação a ansiedade que seus filhos sofrem? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
2
01:33
Secreção vaginal: quais são os tipos e o que eles indicam
Ter secreção vaginal é normal? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala sobre quais os tipos de secreção vaginal e …
3
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
4
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
5
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
6
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
7
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
8
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …