O exercício comprovadamente eficaz para reduzir pressão arterial
Pesquisadores chegaram a conclusão após avaliar 349 voluntários adultos com pré-hipertensão
Uma grande equipe de pesquisadores médicos afiliados a diversas instituições na China relata que um tipo específico de exercício é capaz de reduzir a pressão arterial.
Segundo eles, os voluntários que praticaram regularmente tai chi durante um ano observaram reduções maiores na pressão arterial do que os voluntários que praticaram exercícios aeróbicos durante um ano.
O estudo foi publicado na revista JAMA Network Open.
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
- Conheça 5 praias paradisíacas no nordeste brasileiro
Pesquisas anteriores sugeriram que os exercícios aeróbicos podem prevenir o desenvolvimento de hipertensão em pessoas com pré-hipertensão.
Também houve relatos de que o tai chi teve praticamente o mesmo efeito.
Detalhes do estudo
Para este novo estudo, os investigadores queriam saber mais sobre o impacto de ambas as atividades ao longo de um ano inteiro.
Para tanto, recrutaram 349 voluntários adultos com pré-hipertensão.
Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos. Um deles se comprometeu a praticar tai chi durante uma hora, quatro vezes por semana, durante um ano. Já o outro, a fazer exercícios aeróbicos com a mesma frequência.
Os pesquisadores fizeram medições da pressão arterial no início do estudo, aos seis meses e depois aos 12 meses.
Os resultados mostraram que o tai chi teve um impacto mais significativo na redução da pressão arterial do que o exercício aeróbico.
Mais especificamente, eles descobriram que os voluntários do grupo de tai chi observaram alterações de -7,01 mmHg em comparação com -4,61 mmHg para aqueles do grupo de exercícios aeróbicos.