O ingrediente que quando misturado ao café reduz o efeito da ansiedade
Ao misturar o ingrediente ao café, os efeitos estimulantes da cafeína são suavizados
Uma xícara de café ajuda a despertar e dar energia para o dia. No entanto, às vezes, uma quantidade exagerada da bebida pode desencadear um efeito indesejado: a ansiedade. Isso ocorre porque a cafeína aumenta a frequência cardíaca por estímulo do sistema nervoso simpático, aumentando os níveis de adrenalina.
Mas o que poucas pessoas sabem é que misturar cacau ao café pode ajudar a reduzir esse efeito, em comparação com o consumo de café puro.
Isso ocorre porque o cacau contém substâncias que promovem o relaxamento e equilibram os efeitos estimulantes da cafeína presente no café.
- O que é depressão refratária?
- 5 benefícios do chá preto para a saúde, segundo especialistas
- Entenda como é o tratamento da fadiga física e mental através da aromaterapia
- O que é depressão refratária e como quais são os sintomas
Combinação pode ser benéfica para quem sofre de ansiedade
Teobromina no cacau
O cacau é rico em teobromina, um composto semelhante à cafeína, mas que tem um efeito mais suave no sistema nervoso. A teobromina estimula o humor e promove uma sensação de bem-estar, sem causar os picos de ansiedade que a cafeína, em excesso, pode provocar.
Ação de antioxidantes
Além disso, o cacau é uma excelente fonte de flavonoides, que são antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias e protetoras do sistema cardiovascular e cerebral.
Esses compostos podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, promovendo clareza mental e um estado mais relaxado, sem os efeitos colaterais negativos da cafeína, como a aceleração dos batimentos cardíacos e a sensação de inquietação.
Triptofano e produção de serotonina
O cacau também contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o neurotransmissor conhecido por regular o humor e reduzir a ansiedade.
Ao combinar café com cacau, é possível equilibrar a excitação, promovendo uma sensação de tranquilidade.