O melhor chá para reduzir a pressão alta, segundo a ciência
A infusão contém compostos que desempenham papéis importantes no relaxamento da contração do músculo liso e no aumento da dilatação dos vasos sanguíneos
Para reduzir a pressão arterial, o que você come e bebe também é importante. Quando se trata de opções de bebidas, o chá é um caminho excelente. E a ciência sugere que um tipo de chá se destaca entre demais no controlar da hipertensão.
O que é pressão alta?
A pressão arterial alta ocorre quando a força do sangue nas artérias é maior do que o normal. É medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é expressa em dois números, como 120/80.
O primeiro número é a pressão sistólica, que indica a pressão quando o coração está batendo. O segundo número é a pressão diastólica, que indica a pressão quando o coração está em repouso.
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
- Universidade de Dublin abre inscrições em programa de bolsas integrais
A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue seja corretamente no corpo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a condição é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
O melhor chá para reduzir a pressão arterial elevada
Os chás são uma fonte natural de compostos vegetais e antioxidantes que apoiam muitos aspectos da nossa saúde, incluindo o coração.
Entre as variedades de chás, o chá verde parece ter o maior número de dados clínicos, sugerindo que seu consumo regular está associado à melhora da pressão arterial Assim, ele configura como melhor escolha de chá para hipertensão.
Uma meta-análise que avaliou os efeitos do chá verde na hipertensão arterial descobriu que a bebida foi eficaz na redução dos níveis de pressão arterial.
Especificamente, as pessoas beneficiaram de reduções de 3 mmHg e 1 mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente.
Uma meta-análise anterior mostrou resultados semelhantes.
Depois de analisar 13 ensaios, os resultados mostraram que o consumo de chá verde diminuiu significativamente a pressão arterial sistólica em 2 mmHg e a pressão arterial diastólica também em 2 mmHg.
O chá verde contém catequinas, um tipo de antioxidante que pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e melhorar a saúde do coração.
Elas podem fazer isso prevenindo o estreitamento das artérias, melhorando a produção de óxido nítrico (que dilata os vasos sanguíneos) e reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação.
Além disso, a quantidade moderada de cafeína encontrada no chá pode estimular um aumento de curto prazo no fluxo sanguíneo. Isso contribui potencialmente para uma melhor saúde cardiovascular geral.
Como incluir chá verde em sua dieta para hipertensão?
O chá verde pode ser apreciado simplesmente mergulhando as folhas de chá verde em água quente por três a cinco minutos.
Também fica ótimo quando gelado. No entanto, não há uma recomendação específica sobre quanto chá beber para manter uma pressão arterial saudável.
Quais os sintomas de pressão alta?
Os sintomas de pressão alta, ou hipertensão, podem ser sutis e, frequentemente, inexistentes, o que torna a condição particularmente perigosa.
Dessa forma, muitas pessoas com hipertensão não apresentam sintomas perceptíveis, especialmente nas fases iniciais da doença.
No entanto, à medida que a pressão arterial aumenta de maneira significativa, alguns sintomas podem começar a aparecer.
Dores de cabeça frequentes e intensas podem ser um sinal de pressão alta, especialmente quando ocorrem na parte da manhã.
Ademais, tonturas ou vertigens são outros sintomas comuns, que podem surgir de repente e sem aviso prévio.
A pressão alta também pode causar dificuldade em respirar, principalmente após atividades físicas leves, indicando que o coração está trabalhando mais para bombear o sangue.
Além do mais, palpitações ou batimentos cardíacos irregulares também podem ser um indício de hipertensão.