O que faz a alcachofra ser um bálsamo para a saúde
Com uma composição nutricional única e compostos bioativos, a alcachofra traz uma variedade de benefícios
Um estudo recente publicado na revista Nutrients revisou os efeitos farmacológicos, o perfil nutricional e os benefícios para a saúde da alcachofra e a classificou com um alimento funcional.
Os alimentos funcionais contêm constituintes bioativos com efeitos benéficos nas funções corporais.
Quando consumidos em quantidades regulares, podem melhorar a saúde e mitigar os riscos de algumas doenças. A alcachofra é amplamente utilizada em receitas e medicamentos.
- Cadastre-se e Jogue Fortune Tiger com rodadas a partir de R$0,40 na Stake
- XP e DIO abrem 10 mil vagas para curso gratuito de IA Generativa
- Saiba como o consumo de bebida alcoólica aumenta o risco de câncer
- Gol faz promoção de passagens com preços a partir de R$ 126
O vegetal é fonte de minerais, antioxidantes e polifenóis.

O botão envolto em folhas verdes é a principal porção comestível da planta, enquanto os caules, folhas externas não são consumíveis.
No entanto, as porções não comestíveis também contêm fitoquímicos essenciais.
Estas porções não dietéticas podem ser uma fonte inestimável de compostos bioativos com potenciais aplicações terapêuticas no câncer, distúrbios neurodegenerativos, além de doenças cardiovasculares.
Compostos bioativos
Os compostos bioativos encontrados nos subprodutos da alcachofra estão bem documentados na literatura.
Os subprodutos possuem baixos níveis de gordura, mas altos níveis de fibra insolúvel, vitamina C, inulina, minerais (fósforo, potássio e sódio) e fenólicos e seus derivados (ácidos hidroxicinâmicos e flavonóides).
Os flavonóides incluem derivados de apigenina e luteolina; derivados de flavonóides exercem propriedades anti-inflamatórias.
O ácido clorogênico é o constituinte dos extratos de alcachofra. Ele está implicado na melhoria do bem-estar associado à ingestão de alcachofra.
A cinarina, um membro dos ácidos cafeoilquínicos (CQAs), é conhecida por seus efeitos hepatoprotetores.
Além disso, a alcachofra contém níveis consideráveis de lactonas sesquiterpênicas com diversos efeitos biológicos.
Embora as propriedades antibacterianas da alcachofra não tenham sido minuciosamente avaliadas, estudos sugerem atividade inibitória contra diferentes patógenos.
Estudos preliminares sugerem que os extratos de alcachofra podem causar inibição da replicação viral e interrupções na ligação viral às células hospedeiras.
Alcachofra e o sistema cardiovascular
Os extratos de alcachofra podem impactar o metabolismo lipídico através de reduções na síntese de colesterol e triglicerídeos.
Um estudo mostrou que a suplementação de ratos obesos com extratos de folhas de alcachofra melhorou o perfil lipídico e os marcadores cardíacos.
Além disso, estudos revelaram que os extratos de alcachofra podem prevenir o desenvolvimento de placas ateroscleróticas em ratos alimentados com dieta rica em gordura (DH).
Indivíduos com hipercolesterolemia leve tratados com duas doses de extrato de alcachofra por oito semanas tiveram melhorias significativas no colesterol total (CT), colesterol alto (HDL-C) e lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) e CT-para-HDL-.