O que fazer quando a ansiedade bater? Conheça algumas técnicas calmantes
Esses métodos simples ajudam a reduzir a tensão física e mental e podem ser utilizados em qualquer lugar
A ansiedade pode trazer consigo muitos sintomas: sensação de aperto no peito, tensão, palpitações, suores, boca seca. Também pode causar tremores, tonturas, vômitos e diarreia. E o que fazer então quando todas essas sensações surgirem?
Todas esses sintomas físicos ocorrem, pois os pensamentos e a atenção estão focados apenas em uma coisa: a ameaça.
Se esses sintomas ocorrerem de forma repentina e muito violenta, mas por um período relativamente curto, é chamado de ataque de pânico. Isso pode chegar ao ponto do medo da morte. A ocorrência recorrente de ataques de pânico é chamada de transtorno do pânico.
- Sofrendo com inchaço? Pode ser ‘barriga de cortisol’; saiba como evitar
- Diferenciar infarto de ansiedade: sintomas e sinais de alerta
- 6 sintomas da ansiedade matinal; saiba como tratar
- Como anda sua saúde mental? 5 dicas de autocuidado essenciais que vão ajudar a fortalecê-la
Por outro lado, no transtorno de ansiedade generalizada, as pessoas ficam permanentemente ansiosas. Elas se preocupam com todos os tipos de coisas (cotidianas) e veem perigo e risco em todos os lugares.
Ambas as condições prejudicam severamente a vida de quem é afetado. No entanto, existem alguns métodos calmantes para ansiedade e pânico que podem aliviar os sintomas agudos ou prevenir a ansiedade.
Métodos calmantes para ansiedade
Respiração 4-7-8
Com este exercício respiratório, você inspira calmamente pelo nariz e conta internamente até quatro. Enquanto prende a respiração, conte até sete.
Se isso não funcionar, você pode começar contando até quatro ou cinco e ir aumentando até sete com o tempo.
Em seguida, expire completamente pela boca com um ruído audível e conte até oito. O processo é repetido quatro vezes, ou mais frequentemente com um pouco de prática.
A respiração 4-7-8 relaxa o corpo, neutraliza a ansiedade e também ajuda a adormecer mais rapidamente.
Contar mentalmente ou em voz alta
Contar tira seu foco de pensamentos ansiosos. Você pode contar regressivamente ou recitar cada número duas vezes: “Um, um, dois, dois, três, três,…”
Relaxamento muscular progressivo
Com esta técnica de relaxamento, diferentes grupos musculares ficam conscientemente tensos e relaxados, um após o outro.
O ideal é sentar-se ou deitar-se em uma posição confortável, em um local silencioso, onde você não será interrompido. Então, você respira profundamente algumas vezes para começar a relaxar.
O exercício consiste em contrair e relaxar diferentes grupos musculares, um de cada vez. A ordem geralmente é dos pés até a cabeça, ou vice-versa.
Contraia cada grupo muscular por cerca de 5 a 10 segundos, prestando atenção na tensão. Em seguida, relaxe-os lentamente por 10 a 20 segundos, sentindo a diferença entre a tensão e o relaxamento.
Exemplo:
- Dobre os pés em direção ao corpo e contraia as panturrilhas, sentindo a tensão nos músculos.
- Relaxe completamente, deixando a tensão se dissipar.
- Em seguida, aperte os músculos das coxas, contraindo-os firmemente.
- Relaxe e sinta a diferença.
- Agora contraia os músculos abdominais e glúteos.
- Relaxe e respire profundamente.
- Vá subindo até chegar no rosto. Após percorrer todo o corpo, fique em um estado de relaxamento por alguns minutos, respirando de forma lenta e profunda.
Visualização
A visualização pode ajudar de diversas maneiras. Um método é, em vez de imaginar o pior cenário de uma situação que causa medo, imaginar o oposto: fechar os olhos e imaginar exatamente como a situação se desenrolaria no melhor cenário, do início ao fim.
Ao visualizar o melhor cenário, você também presta atenção aos sentimentos positivos que sente nessa situação.
O que você ouve, cheira e talvez saboreia? Se você mergulhar no que está acontecendo mentalmente e com todos os seus sentidos, seu cérebro julgará a situação como verdadeira.
Como resultado, agora associa algo positivo à situação que originalmente tinha medo.
Quanto mais você fizer este exercício, mais ele ajudará a criar associações positivas em vez de negativas.
Aterramento físico
Essa técnica é especialmente eficaz no momento em que você sente o estresse e a ansiedade aumentando.
Comece encontrando um local tranquilo e sente-se ou fique de pé de forma confortável. Respire fundo e lentamente, concentrando-se na sua respiração. Em seguida, sinta seus pés firmemente no chão, observando a pressão e o contato.
Toque objetos ao seu redor, notando suas texturas e temperaturas. É macio ou duro, liso ou áspero? Tem bordas? Um cheiro?
Se possível, caminhe descalço na grama ou na terra, sentindo cada passo.
Observe o ambiente ao seu redor, e então identifique cores, sons e cheiros.
Essa prática pode parecer simples, mas ajuda a desviar a atenção dos pensamentos ansiosos, promovendo uma sensação de calma e presença no momento.