O que fazer quando sair da dieta?

Por: Superela Comunicar erro

A psicóloga, ex-gordinha e especialista em emagrecimento, Michele Intrator, te explica o que fazer quando você sair da dieta.

Atendo uma paciente que, há um ano, mudou seus hábitos alimentares, sem abrir concessões. Quando finalmente alcançou o corpo que queria, resolveu sair da dieta eventualmente. Começou com modestos jantares de família e percebeu que, nestes contextos, comia demais – ora conversava e não prestava atenção na sua saciedade, ora se rendia aos usuais exageros dos parentes. Perceber quais gatilhos a faziam comer de forma automática foi fundamental para retomar seu controle nestes eventos.

Depois do réveillon veio à terapia desesperada! Recém-chegada de uma viagem, relatou que há dois dias atacava a geladeira de casa de forma descontrolada. “Estou com medo de mim” – disse assustada. “Nada me fazia parar…” – completava. Perguntei como foi a viagem e como estava sendo voltar. Investigar o contexto destes episódios é fundamental, pensando nas seguintes hipóteses:  algum evento novo ou relevante? Algo está te incomodando ou angustiando?

Após uma longa conversa ela diz, despretensiosamente, que nesta semana sairia o resultado do vestibular. E complementa com relatos da viagem: “Não pude ir a nenhum dos restaurantes que quis – fiquei frustrada e quando voltei não me segurei. Será que estraguei tudo?”. “Claro que não, você não faz isso todos os dias” – respondi.

PARTICIPE: Como lidar melhor com o meu corpo?
PARTICIPE: Dieta e organização alimentar

É normal compensar momentos de restrição com comilanças exageradas, principalmente quando somado a algum fator externo estressante. O relato desta paciente é recorrente e o aproveito para dividir estratégias de como enfrentar este tipo de situação. Caso saia da dieta, não adote um padrão de pensamento “tudo ou nada”, “ou faço dieta à risca ou estarei trapaceando e, neste caso, é melhor desistir.” E quando se sentir tentado a continuar comendo o que não deve, faça o seguinte:

  • Aceite seu deslize;
  • Lembre porque quer tanto emagrecer e como seria sua vida caso estivesse mais magro;
  • Crie um limite simbólico – se permita comer 3 doces, por exemplo, e não o ultrapasse;
  • Fique atento a sentimentos de fracasso e desamparo que podem te fazer comer mais e mais;
  • Quando terminar sua comilança, siga seu planejamento alimentar normalmente pelo resto do dia;

Continue lendo as dicas em Superela: O que fazer quando sair da dieta

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …