O que o álcool tem a ver com diabetes tipo 2? Entenda descoberta

Estudo com mais de 300 mil pessoas notou que horário do consumo da bebida é determinante

O consumo de álcool tem muitos efeitos negativos para a saúde, mas um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, nos EUA, descobriu que, moderadamente, ele pode oferecer uma certa proteção contra o diabetes.

Mas curiosamente, para esse efeito funcionar, a bebida precisa ser ingerida durante as refeições.

Consumo moderado de álcool, especialmente vinho, está associado a um menor risco de diabetes tipo 2
Créditos: cesar fernandez dominguez/istock
Consumo moderado de álcool, especialmente vinho, está associado a um menor risco de diabetes tipo 2

Segundo os pesquisadores, a incidência de diabetes tipo 2 chegou a ser 12% menor entre as pessoas que consumiam bebidas alcoólicas dessa forma, quando comparada àquelas que bebiam fora desses momentos.

A pesquisa publicada no periódico The American Journal of Clinical Nutrition informou ainda que a bebida mais que mais trouxe esse benefício foi o vinho.

O estudo avaliou os dados de um total de 312.388 pessoas que consumiam bebidas alcoólicas e não tinham diabetes tipo 2.

Essas pessoas foram acompanhadas ao longo de 10 anos. Nesse período, houve 8.598 casos da doença. documentados.

Segundo os pesquisadores, estudos anteriores já mostraram que quem bebe moderadamente tem um risco menor de diabetes tipo 2, se comparados a pessoas que bebem exageradamente.

Para esse efeito funcionar, a bebida precisa ser ingerida durante as refeições
Créditos: Xsandra/istock
Para esse efeito funcionar, a bebida precisa ser ingerida durante as refeições

“Curiosamente, notamos que as bebidas alcoólicas eram geralmente servidas com as refeições naqueles ensaios clínicos que detectaram efeitos benéficos da ingestão moderada de álcool no metabolismo da glicose. Portanto, levantamos a hipótese de que a associação entre a ingestão de álcool e o risco de DM2 pode diferir pelo horário da ingestão de álcool em relação às refeições. Estudos anteriores ignoraram em grande parte o impacto potencial do momento de beber”, disseram os autores do estudo.

Outra descoberta feita no estudo foi a de que, enquanto o consumo de vinho diminuía a incidência do diabetes, o consumo de cervejas e licores estava associado ao aumento de chance de desenvolvimento da doença.

O que é diabetes?

O diabetes é uma síndrome metabólica séria que ocorre quando o nível de glicose no corpo é muito alto. A condição é decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.

Existem dois tipos, sendo que o tipo 1 é herdado e o tipo 2 é ligado a escolhas de estilo de vida na maioria dos casos.

Principais sintomas do Diabetes tipo 1: vontade de urinar diversas vezes; fome frequente; sede constante; perda de peso; fraqueza; fadiga; nervosismo; mudanças de humor; náusea; vômito.

Principais sintomas do diabetes tipo 2: infecções freqüentes; alteração visual (visão embaçada); dificuldade na cicatrização de feridas; formigamento nos pés; furúnculos.