O que pessoas que sofrem de pressão alta não podem fazer
Por se tratar de uma condição silenciosa, que não provoca dores, muitas pessoas acabam ignorando a situação
Aproximadamente 25% da população adulta brasileira sofre de hipertensão arterial. Em todo o mundo, a doença afeta mais de um bilhão de pessoas. Ter pressão alta pode ser um perigo real, uma vez que a condição exige que o coração trabalhe muito mais para bombear o sangue pelo corpo.
Além disso, por se tratar de uma condição silenciosa e que não provoca dores, muitas pessoas acabam ignorando a situação. E segundo os cardiologistas, não monitorar a pressão arterial é a pior coisa que um hipertenso pode fazer.
Causas da pressão arterial alta
O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo, entre eles:
- Idade em que você deve parar de beber álcool
- Anti-inflamatório pode causar complicações para pessoas com diabetes, revela estudo
- Sinais de TDAH em crianças: quando a birra é mais do que parece
- 5 sinais que podem indicar um ataque isquêmico transitório
- Fumo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Estresse;
- Elevado consumo de sal;
- Níveis altos de colesterol;
- Falta de atividade física.
- Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da pressão alta é maior na raça negra, em diabéticos, e aumenta com a idade.
Quais os sintomas?
Normalmente, a pressão alta é silenciosa, apresentando sintomas evidentes apenas quando sobe muito e sobrecarrega o sistema cardiovascular.
Nesses casos de hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada, os sinais e sensações são:
- dor no peito
- dor de cabeça
- dor na nuca
- tonturas
- zumbido no ouvido
- fraqueza
- sangramento nasal
- visão embaçada
- falta de ar
- agitação
Dicas para manter a pressão arterial sob controle
O diagnóstico precoce e o tratamento eficaz da hipertensão arterial são fundamentais para prevenir complicações graves e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Estilo de vida saudável, dieta balanceada, atividade física regular, controle do estresse e monitoramento regular da pressão arterial são medidas essenciais para ajudar a controlar a pressão arterial e reduzir o risco de complicações associadas à hipertensão.
Manter o controle da pressão arterial pode ser feito consultando o médico ou comprando um manguito de pressão arterial para que você possa fazer isso em casa.
O monitoramento regular também pode ser uma ferramenta útil para os médicos avaliarem quais doses de medicamentos são necessárias.
Ter pressão alta pode aumentar os riscos de problemas graves de saúde, como derrames e ataques cardíacos. Isto deve-se à tensão que cria nos vasos sanguíneos, o que enfraquece o coração e faz com que funcione com menos eficiência.