O sinal pouco conhecido que pode ser uma consequência da demência
A disfagia pode ocorrer em algum momento durante a trajetória da demência e é um indicador da progressão da doença
Os sinais de demência podem aparecer de inúmeras formas e variar de pessoa para pessoa. A perda de memória recente é apenas uma dessas formas. No entanto, poucos sabem que dificuldade para engolir também pode ser um sinal do avanço da demência.
A doença muitas vezes passa despercebida em seus estágios iniciais. Mas um diagnóstico precoce pode trazer muitos benefícios. Portanto, é importante ficar atento aos primeiros sintomas e sinais – incluindo a dificuldade de engolir.
Também conhecido como disfagia, esse problema ocorre devido a danos nas regiões cerebrais responsáveis pelo movimento e coordenação, incluindo aquelas que controlam o reflexo de deglutição.
- 5 motivos que levaram Bruno Gagliasso e Gio Ewbank a Praia do Marceneiro
- O que fazer em Paraty? Roteiro de 3 dias para aproveitar ao máximo
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
De acordo com a Alzheimer’s Society, a disfagia pode se apresentar de várias maneiras, dependendo do estágio da doença e de outros fatores individuais.
Vale dizer, no entanto, que a disfagia pode ser causada por outras condições médicas, incluindo lesões no sistema nervoso, distúrbios musculares, obstruções físicas no trato digestivo, entre outros.
Como a dificuldade de engolir se apresenta nos casos de demência?
- Dificuldade em iniciar ou completar a deglutição
A pessoa pode ter dificuldade em iniciar o movimento de engolir, dessa forma, pode acabar sofrendo com engasgos ou tosse durante as refeições.
- Engasgos ou tosse durante a alimentação
A comida pode entrar nas vias aéreas, causando engasgos, tosse ou até mesmo aspiração, aumentando, assim, o risco de infecções respiratórias.
- Dificuldade em mastigar ou manipular a comida na boca
Além disso, a pessoa pode encontrar dificuldades em mastigar ou manipular a comida na boca. Esse problema pode resultar em prolongamento do tempo de alimentação e, consequentemente, em uma ingestão insuficiente de nutrientes.
- Recusa em comer ou beber
A disfagia pode levar a uma sensação de desconforto ou medo durante a alimentação, assim, leva a pessoa a recusar alimentos ou líquidos.
Quais sinais mais comuns de demência, além da dificuldade de engolir?
- Perda de memória recente
- Dificuldade de concentração e planejamento
- Desorientação no tempo e espaço
- Dificuldade de comunicação
- Alterações de humor e personalidade
- Dificuldade em executar tarefas familiares
- Problemas de julgamento e tomada de decisão
- Dificuldade em seguir instruções visuais