O suco que pode reduzir a pressão arterial e proteger o coração

Estudo comprovou que um copo de 250 ml da bebida resultou em uma diminuição média na pressão arterial de cerca de 8/4 mmHg

22/08/2024 12:19

Um suco saboroso e nutritivo pode ajudar a diminuir a pressão alta, de acordo com estudos. Também conhecida como hipertensão, a pressão alta é uma condição potencialmente perigosa.

Se você tem pressão alta, isso significa que seu coração tem que trabalhar mais do que o normal para bombear sangue para o corpo.

Com o tempo, isso coloca pressão extra no coração, nos vasos sanguíneos e em outros órgãos.

E se não receber tratamento, pode ter consequências sérias, com pressão alta associada a emergências médicas, como derrames e ataques cardíacos.

A dieta é conhecida por ser um dos principais fatores que contribuem para a hipertensão, sendo os alimentos ricos em sal um dos principais culpados.

 Qual bebida ajuda na pressão alta?

De acordo com um estudo da Universidade Queen Mary de Londres, uma bebida feita de uma raiz vegetal pode reduzir sua pressão arterial, se consumida diariamente.

A equipe descobriu que beber suco de beterraba diariamente teve um efeito significativo na pressão arterial.

Suco de beterraba ajuda a reduzir a pressão alta
Suco de beterraba ajuda a reduzir a pressão alta - Solstzia/DepositPhotos

Em um estudo publicado no periódico Hypertension em 2015, eles descobriram que um copo de 250 ml de suco de beterraba resultou em uma diminuição média na pressão arterial de cerca de 8/4 mmHg.

Isso significa que muitos dos participantes do estudo viram seus níveis de pressão arterial retornarem a uma faixa segura.

Os pesquisadores disseram que isso era significativo, pois acredita-se que cada aumento de 2 mmHg na pressão arterial aumenta a probabilidade de morte por doença cardíaca em 7% e de derrame em 10%.

Os benefícios da beterraba na redução da pressão arterial foram associados aos altos níveis de nitratos alimentares presentes na planta.

Outros alimentos ricos em nitratos incluem espinafre, ruibarbo, aipo, alface e agrião.