O tipo de dieta número um para reduzir o risco de câncer

Os especialistas concordam que uma dieta rica em fibras e baseada em vegetais é a melhor aposta para ajudar a prevenir o câncer, especialmente do intestino

28/03/2025 13:36

Uma dieta rica em fibras está correlacionada com melhor saúde intestinal. Um microbioma mais diverso pode ajudar a reduzir o risco de câncer, especialmente câncer colorretal, reduzindo o risco de doenças crônicas e doenças inflamatórias no trato gastrointestinal.

De acordo com a American Association for Cancer Research, 40% de todos os cânceres podem ser prevenidos por meio de mudanças no estilo de vida. 

Um dos fatores mais controláveis ​​na redução do risco de câncer são seus hábitos alimentares: das 10 recomendações de prevenção do câncer do Instituto Americano de Pesquisa do Câncer, seis são baseadas na dieta. E um nutriente vital que pode impactar drasticamente no risco de desenvolver câncer é exatamente a fibra alimentar.

Qual a recomendação para o consumo de fibras?

A recomendação de ingestão de fibras da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto de Medicina dos EUA é que adultos devem consumir de 25 a 38g por dia, visando benefícios como prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e melhora da digestão.

Vegetais, frutas e leguminosas são ricos em fibras
Vegetais, frutas e leguminosas são ricos em fibras - alvarez/istock

Uma dieta rica em fibras tem correlação direta com uma melhor saúde intestinal. Quanto mais fibras você come — mais frutas, vegetais, legumes, grãos integrais — mais diverso é seu microbioma.

Além disso, melhorar a saúde intestinal também pode fortalecer o sistema imunológico. Um sistema imunológico mais forte dará ao seu corpo as ferramentas para combater células potencialmente cancerígenas.

Alimentos de origem vegetal, como grãos integrais, frutas, vegetais, feijões, nozes e sementes, são ricos em fibras e também podem ajudar a diminuir o risco de obesidade, outro grande fator de risco para câncer. Isso ocorre porque os alimentos de origem vegetal são naturalmente mais baixos em calorias, enquanto a fibra neles ajuda a mantê-lo saciado por mais tempo. Isso diminui as chances de ingestão de calorias em excesso.

Como adicionar mais fibras à sua dieta

Os especialistas concordam que uma dieta rica em fibras e baseada em vegetais, que limite ou elimine álcool, carne vermelha e carne processada, é a melhor aposta para ajudar a prevenir o câncer.

Aqui estão algumas dicas para aumentar facilmente sua ingestão de fibras:

  • Troque grãos refinados como macarrão, arroz branco e pão branco por alternativas integrais ricas em fibras.
  • Encha metade do seu prato com vegetais.
  • Opte por alimentos ricos no composto sulforafano, que demonstrou ter propriedades anticancerígenas. Isso inclui vegetais crucíferos crus ou minimamente cozidos ou cozidos no vapor, como rúcula, couve-de-bruxelas, brócolis, couve-flor e couve.