O tipo de tumor que tem como principal sintoma a pressão alta
Esse tipo de tumor é raro, mas pode ter impactos graves na saúde, principalmente por causar hipertensão arterial severa e descontrolada
A pressão alta pode ter diversas causas, mas um dos fatores menos conhecidos é a presença de um tumor raro chamado feocromocitoma. Esse tipo de tumor afeta as glândulas suprarrenais, localizadas nos rins, que são responsáveis pela produção de hormônios essenciais para o funcionamento do organismo.
Embora a maioria dos casos seja não cancerígena, esse tumor pode causar crises hipertensivas perigosas, colocando a saúde do paciente em risco. Em casos mais raros, o feocromocitoma pode se tornar maligno e se espalhar para outras partes do corpo.
Quais são os sintomas do feocromocitoma?
O sinal mais comum de um feocromocitoma é a pressão alta. Ela pode ser sempre alta ou às vezes alta. Outros sintomas podem incluir:
- Grand Plaza traz Vila de Páscoa com cenários instagramáveis e presença do coelho
- Universidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, oferece bolsas de estudo em cursos de IA
- “Comunidade do Samba da Família” une música e ações sociais em São Caetano
- Super semente: vale a pena incluir a chia na sua alimentação para prevenir algumas doenças
- Pulso muito rápido
- Palpitações e batimentos cardíacos acelerados (taquicardia)
- Sudorese intensa
- Dor de cabeça
- Náusea
- Vômito
- Tremores
- Ansiedade extrema
Esses sintomas costumam durar de alguns minutos a várias horas, e podem ser desencadeados por fatores como estresse, exercícios físicos, consumo de cafeína ou até mesmo medicamentos específicos.

Por que o feocromocitoma causa hipertensão?
A hipertensão causada pelo feocromocitoma ocorre porque o tumor libera grandes quantidades de adrenalina e noradrenalina, hormônios que contraem os vasos sanguíneos e aumentam a frequência cardíaca. Isso faz com que o coração bombeie sangue com mais força, elevando a pressão arterial de maneira descontrolada.
Diferente da hipertensão comum, a pressão alta associada ao feocromocitoma pode ser difícil de controlar com medicamentos tradicionais. Muitas vezes, o paciente é diagnosticado com hipertensão resistente e passa anos sem descobrir a verdadeira causa do problema.
Quando procurar um médico?
Se você sofre de pressão alta resistente aos tratamentos convencionais, tem crises hipertensivas frequentes ou apresenta outros sintomas típicos do feocromocitoma, é fundamental buscar um especialista. Cardiologistas, endocrinologistas e nefrologistas são os profissionais indicados para investigar essa condição.
Como é tratado um feocromocitoma?
O tratamento dependerá dos sintomas, idade e saúde geral. Também dependerá da gravidade da condição. A cirurgia é o tratamento mais comum. O cirurgião pode remover partes da glândula ou uma ou ambas as glândulas suprarrenais. Antes da cirurgia, o paciente pode começar a tomar medicamentos para bloquear o efeito dos hormônios adrenais.