O uso destes suplementos populares pode trazer riscos ocultos

Usados ​​corretamente, alguns suplementos podem melhorar a saúde, mas outros podem ser ineficazes ou até prejudiciais

25/08/2023 17:00

Embora seja verdade que as vitaminas e os minerais são essenciais para a saúde, não é verdade que tomar suplementos em forma de comprimidos, cápsulas ou pó – especialmente em megadoses – seja necessário ou isento de riscos.

Além de alguns suplementos às vezes poderem interagir entre si, bem como com medicamentos vendidos sem receita, em excesso podem representar um problema.

Usados ​​corretamente, alguns suplementos podem melhorar a sua saúde, mas outros podem ser ineficazes ou até prejudiciais.

Alguns suplementos em excesso podem trazer riscos
Alguns suplementos em excesso podem trazer riscos - vitapix/istock

Um estudo envolvendo hábitos alimentares por um grupo de americanos relacionou doses diárias de mais de 1.000 miligramas (mg) de cálcio a um maior risco de morte por câncer. Além disso, os dados mostraram que as pessoas que ingeriam quantidades adequadas de magnésio, zinco e vitaminas A e K tinham um risco menor de morte – mas apenas se obtivessem esses nutrientes através dos alimentos e não de suplementos.

Confira alguns suplementos que os especialistas recomendam tomá-los com cuidado:

Vitamina D: em excesso pode prejudicar os rins

A vitamina D  promove a absorção de cálcio no corpo, e ter o suficiente é  fundamental para a saúde e o bem-estar. Mas os suplementos de vitamina D são um assunto complicado.

Em altas doses, este suplemento não é uma boa opção. Em pessoas saudáveis, níveis sanguíneos de vitamina D superiores a 100 nanogramas por mililitro podem desencadear absorção extra de cálcio – e causar dores musculares, distúrbios de humor, dor abdominal e pedras nos rins. Também pode aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame.

Por outro lado, é possível aumentar o níveis de vitamina D naturalmente, tomando sol por cerca de 10 a 15 minutos por dia.

Cálcio: o excesso pode se instalar nas artérias

O cálcio é essencial para um esqueleto forte, mas como acontece com todos os nutrientes, muito deste mineral pode ser prejudicial.

Algumas pesquisas indicam que os suplementos de cálcio podem endurecer as artérias ou causar aterosclerose, além de aumentar o risco de doenças cardíacas.

Um a maneira segura de obter cálcio é através da alimentação. Em um estudo publicado no PubMed, os pesquisadores analisaram a ingestão de cálcio de um grupo de cerca de 5.450 adultos saudáveis ​​e examinaram seus corações em busca de depósitos de cálcio associados à aterosclerose ao longo de 10 anos.

Eles descobriram que as pessoas que obtinham cálcio dos alimentos tinham um risco menor de aterosclerose , enquanto os suplementos de cálcio estavam associados a um risco aumentado de aterosclerose.