Oito dicas para diabéticos controlarem a vontade de comer doce
Quem tem diabetes e gosta de doces sofre com a restrição desse tipo de comida no cardápio. O endocrinologista Chady Satt Farah alerta – em matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre – que o consumo excessivo de açúcar entre esses pacientes, em curto prazo, pode causar um desiquilíbrio que agrava a doença- como a cetoacidose diabética, disfunção metabólica causada pela deficiência parcial ou total de insulina.
Em médio prazo, pode causar alterações crônicas, como rinopatia (lesão não inflamatória da retina), neuropatia (dano nos nervos) e nefropatia diabética (redução das funções dos rins), conforme Farah.
Mas será que diabéticos têm mais vontade de consumir doces? “À medida que comer doces passa a ser proibido, isso passa a ter um poder de sedução muito maior”, comenta a endocrinologista Ellen Simone Paiva ao Minha Vida, lembrando que não há nenhuma explicação científica para o fato.
Especialistas dão oito dicas para controlar a vontade de comer doces:
- Coma regularmente: A endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva explica que os medicamentos usados no tratamento podem não controlar a glicemia de maneira satisfatória quando o paciente come irregularmente, levando a episódios de hiperglicemia e hipoglicemia.
- Masque um chiclete: Pesquisa da Pennington Biomedical Research Center e Louisiana State University, Estados Unidos, apontam que mascar chicletes sem adição de açúcar ajuda no controle do apetite por doces. Mas a endocrinologista Lilian Kanda Morimitsu lembra que a eficácia dessa tática pode variar dependendo da pessoa, pois isso faz com que o organismo libere mais quantidade de ácido gástrico, o que pode levar a uma maior sensação de fome.
- Busque a distração: Como a vontade de comer pode estar ligada à ansiedade, buscar atividades que relaxem e distraiam pode ajudar a diminuir o desejo de consumir doces.
- Pratique atividades físicas: além de auxiliar no controle da glicemia e peso, também funciona como distração.
- Faça um lanche de fruta com canela: A nutricionista Jacqueline Pina explica que a canela é termogênica, acelera o metabolismo e ajuda a enganar o desejo por doces.
- Coma doces com fibras ou proteínas: “A combinação de um doce com fibras seria a combinação de melhor escolha, já que a fibra atuaria como uma ‘barreira’ à entrada de glicose na corrente sanguínea”, diz a nutricionista Jacqueline Pina.
- Doce só na sobremesa: Geralmente durante o almoço e jantar é o momento em que consumimos mais fibras. Isso remete à dica anterior, que aponta como as fibras auxiliam a impedir que a glicose entre na corrente sanguínea, além de retardar sua absorção.
- Aproveite os doces diet ou livres de açúcar: Os chamados alimentos “diet” são isentos de açúcar, proteína e/ou gordura e, por isso, atendem bem os portadores dessa doença.
No entanto, apelar sempre a esses doces pode ser prejudicial. Isso porque, alerta a endocrinologista Lilian Kanda Morimitsu, muitas vezes, eles são mais gordurosos e calóricos do que a versão original, o que acarretará em um maior ganho de peso.