OMS eleva risco global de coronavírus para “muito alto”
Apesar da mudança de classificação, a entidade ainda não declara o surto como pandemia
O novo coronavírus já atinge 50 países, em todos os continentes, e fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevar para “muito alto” o risco internacional de propagação do vírus.
Apesar de mudar a classificação para o nível máximo possível, a entidade ainda não declara o surto como pandemia porque essa classificação sugere que todas as pessoas do mundo serão expostas ao vírus, o que – segundo a OMS – ainda não é o caso.
De acordo com o último balanço, até agora, mais de 80 mil casos foram confirmados em todo o mundo e mais 2,8 mil pessoas já morreram.
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Estudo alerta que bactéria comum pode aumentar o risco de uma pessoa ter Alzheimer
- 10 dicas para se proteger de doenças na academia
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
Sintomas do novo coronavírus
Os sintomas do novo coronavírus são semelhantes a de um resfriado ou a de qualquer outra virose respiratória e incluem tosse, dificuldade para respirar, dor de garganta, acompanhada de febre. Pessoas infectadas com o novo coronavírus tendem a apresentar quadros mais graves, podendo evoluir para insuficiência respiratória aguda, que é quando o paciente precisa de ajuda de ventilação mecânica.
Como se prevenir
A Covid-19 é uma doença causada pelo novo coronaírus de transmissão respiratória entre pessoas, ou seja, ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas com o vírus. Essas gotículas podem contaminar superfícies e objetos. Outras pessoas podem se infectar ao tocar nesses locais contaminados, levando suas mãos aos olhos, nariz e boca.
Além da higiene frequente das mãos com água e sabão, é recomendável não compartilhar objetos pessoais, como talheres, canudos e toalhas, e também evitar tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca, já que essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação.