Entenda por que OMS diz que pandemia vai se arrastar por 2022

Dirigente da Organização Mundial da Saúde diz que o mundo não está no caminho da solução da crise

21/10/2021 15:16

A pandemia da covid-19 “vai durar mais um ano do que precisa”, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A afirmação foi feita por Bruce Aylward, um alto dirigente da entidade em entrevista à BBC. Ainda de acordo com Aylward, isso significa que a crise pode “facilmente se arrastar profundamente em 2022”.

A explicação para isso é simples: falta de vacina em países pobres.

Distribuição desigual de vacinas é um problema que vai colaborar para o atraso do fim da pandemia
Distribuição desigual de vacinas é um problema que vai colaborar para o atraso do fim da pandemia - Jair Ferreira Belafacce/istock

Para se ter uma noção, de acordo com dados do Our World in Data e do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, menos de 5% da população da África foi vacinada com a primeira dose. E o pior: não há sinais de que a vacinação será acelerada nesses países mais pobres.

Enquanto isso, já se discute um dose adicional de imunizante em países de renda mais alta.

É por isso que a OMS tem se posicionado contrária a aplicação da terceira dose. Para a organização, a prioridade global neste momento deve uma distribuição de vacinas mais igualitária.

“Nós realmente precisamos acelerar, ou sabe o que vai acontecer? Esta pandemia vai durar mais um ano do que precisa”, prevê Bruce Aylward.

Pandemia da covid deve se arrastar por 2022, segundo OMS
Pandemia da covid deve se arrastar por 2022, segundo OMS - araelf/istock

De acordo com a reportagem da BBC, a The People’s Vaccine, uma aliança de instituições de caridade, divulgou  que apenas uma de cada sete doses prometidas por empresas farmacêuticas e países ricos está de fato chegando às nações mais pobres de destino.

Segundo esse levantamento, a África é responsável por apenas 2,6% das doses administradas em todo o mundo.