5 motivos para não entrar na onda de passar lubrificante no rosto
Nova moda entre os tiktokers pode causar mais danos à pele que benefícios
A nova onda do TikTok é passar lubrificante no rosto como pré-maquiagem. A hashtag #lubeprimer já foi postada mais 10,4 milhões de vezes no aplicativo de compartilhamento de vídeo e influenciadores de todo o mundo correram para enviar seu veredicto.
Quem aderiu relata na rede social que o produto garante uma pele lisinha com o aspecto iluminado, além de ajudar na durabilidade da maquiagem.
Embora a vantagens possam parecer convincentes no TikTok, os dermatologistas alegam que a modinha não vale a pena. A razão é simples: o produto não é apropriado para a pele do rosto, que é muito diferente em muitos aspectos da pele que reveste as outras partes do corpo, e por isso pode provocar reações indesejadas.
Os médicos alertam principalmente para o silicone presente na fórmula do gel íntimo, que pode minimizar a ilusão de poros, mas também pode bloqueá-los.
A própria fabricante do lubrificante usado pela maioria dos tiktokers em seus tutoriais reagiu à nova onda, respondendo a um vídeo na rede social.
“Agradecemos a criatividade aqui (e sua maquiagem parece ótima), mas não recomendamos o uso de nossos lubrificantes no rosto como pré-maquiagem”, escreveu.
Veja abaixo razões para você não usar lubrificante no rosto na pré-maquiagem:
1. A pele do rosto pode ser significativamente mais sensível do que as de outras partes do corpo e a fórmula do lubrificante pode causar irritações.
2. O produto pode entupir os poros, aumentar a secreção de gordura e causar cravos e espinhas.
3. Algumas marcas trazem o óleo de rícino na composição, que pode ser um atrativo para bactérias e sujeira.
4. Por conter álcoois e Nonoxinol-9, o uso pode causar irritação, alergia e erupções na pele.
5. Podem aparecer manchas avermelhadas e até queimaduras.
Outra boa razão para não usar lubrificante no rosto é que existem produtos seguros desenvolvidos especificamente para preparar a pele para maquiagem.