Onde fazer testes gratuitos de HIV em SP, RJ e BH?

No Dia Mundial de Combate à AIDS, listamos postos de saúde que oferecem a testes gratuitos de HIV em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Pesquisa divulgada neste ano pela UNAids, órgão das Nações Unidas voltada ao tema, aponta que, entre 2010 e 2016, o número de infecções no Brasil aumentou em 3%.

O crescimento, embora indique estabilização da epidemia, vai na contramão da média mundial, que no mesmo período apresentou redução de 11% dos casos.

Em 2015, foram registrados 548.850 casos de Aids em homens (65,1%) e 293.685 em mulheres (34,9%) com idade entre 25 e 39 anos.
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Em 2015, foram registrados 548.850 casos de Aids em homens (65,1%) e 293.685 em mulheres (34,9%) com idade entre 25 e 39 anos.

Para chamar atenção sobre o assunto neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS,  listamos postos de atendimento que oferecem testes de HIV gratuitos, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte:

  • São Paulo: 3952 unidades de testagem oferecem gratuitamente uma série de serviços médicos que variam desde testes convencionais, distribuição de preservativos, tratamentos de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros tipos de atendimento. Para saber mais, acesse o site da Secretaria de Saúde e descubra o posto mais próximo da sua cidade.
  • Belo Horizonte: Na capital mineira e em todo estado, os CTA’S (Centro de Testagem e Amostragem) são unidades de saúde destinadas ao diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, presentes em 62 municípios (confira a lista).  Além disso, a testagem também pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde ou serviços ambulatoriais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) – (fonte: BHAZ).