Os legumes e verduras que curam fígado gorduroso, segundo estudo
Em testes, o consumo de uma porção de hortaliças por dia mostrou melhora na condição
Uma pequena mudança na dieta pode produzir resultados importantes em pacientes com fígado gorduroso (doença hepática gordurosa não alcoólica). Assim constatou um estudo realizado pelo pesquisadores italianos.
Segundo eles, substituir uma porção de um alimento rico em carboidratos por uma de vegetais todos os dias durante 3 meses melhora a esteatose e os sinais iniciais de fibrose hepática.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Gastroenterologia da Itália em 40 pacientes. A esteatose hepática de base dismetabólica é uma doença que pode evoluir para cirrose e, por vezes, para câncer hepático.
- Estes alimentos e tratamentos funcionam bastante contra a queda de cabelo
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Sinais de que você está acumulando toxinas no fígado
- Gordura no fígado? A semente dessa fruta pode ser a aliada natural que você procura
No estudo, os participantes recebiam em casa todos os dias chicória, broto de feijão, nabo e mostarda brava. Cabia a eles consumir uma porção diariamente em substituição a uma porção de alimento de carboidrato.
Os resultados surpreenderam os pesquisadores porque a intervenção proposta aos pacientes consistiu em uma modesta mudança em sua alimentação, sem alterar o restante de seu estilo de vida.
Ao fim de três meses de acompanhamento, os pacientes mostraram melhora na condição.
Fígado gorduroso
A esteatose hepática, comumente chamada de fígado gorduroso, aparece principalmente devido a uma dieta desequilibrada e muito rica em gorduras, abuso de álcool. Isso geralmente é acompanhado por um estilo de vida sedentário, obesidade ou excesso de peso.
A condição é quase sempre assintomática, a ponto de ser descoberta muitas vezes por acaso, com a realização de uma ultrassonografia simples de abdômen completo ou através de exames de sangue de rotina que indicam valores elevados de gama-GT e transaminases.
De qualquer forma, as transaminases elevadas não são automaticamente um sinal de esteatose: por isso, consultar um especialista é fundamental para investigar o estado de saúde do fígado. Caberá a ele solicitar, caso julgue necessário, a realização de outros exames, como ultrassom de abdômen, ou exames radiológicos, como ressonância magnética.
Como se trata o fígado gorduroso?
Não existem medicamentos específicos para o tratamento do fígado gorduroso. A melhor forma de preveni-la e curá-la é corrigir o estilo de vida , que deve ser saudável e equilibrado, e que inclui uma alimentação equilibrada, atividade física regular e controle do peso corporal.
Na dieta é necessário privilegiar frutas, verduras e cereais, evitar álcool e bebidas e alimentos com alto teor de frutose e glicose. Alimentos gordurosos, principalmente os de origem animal, como carnes vermelhas e embutidos, devem ser reduzidos, assim como gorduras de origem vegetal, como margarina e azeite.
Também é importante reduzir o consumo de laticínios e manteiga e limitar ao máximo os açúcares e alimentos que contenham frutose, começando pelos lanches, bebidas e sucos de frutas embalados.