Os sinais de alerta de que você está entrando na perimenopausa
A menopausa, é precedida por uma fase de adaptação que às vezes dura anos e é chamada de perimenopausa
A perimenopausa pode começar na faixa dos 40 anos, mas também pode começar mais cedo em algumas mulheres, e durar vários anos. Ela é marcada por uma série de mudanças hormonais que podem causar uma variedade de sinais e sintomas.
O que é perimenopausa?
A perimenopausa é a fase de transição para a menopausa (o momento em que a menstruação parou por 12 meses ou mais).
Durante a perimenopausa, ocorrem flutuações significativas nos hormônios reprodutivos, como estrogênio e progesterona. O nível hormonal cai lentamente, levando a novas sensações, experiências e mudanças.
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
As experiências com a perimenopausa variam muito de pessoa para pessoa. Reconhecer esses sinais é essencial para que as mulheres possam gerenciar melhor suas experiências e buscar ajuda médica quando necessário.
Sinais e sintomas da perimenopausa
Os primeiros sinais da perimenopausa podem ser sutis e fáceis de passar despercebidos. Mas um dos sinais mais evidentes é a mudança no ciclo menstrual.
As mulheres podem começar a notar que seus períodos se tornam irregulares, com ciclos mais curtos ou mais longos do que o normal.
Essas mudanças ocorrem devido às flutuações nos níveis de estrogênio e progesterona, que são hormônios críticos para a regulação do ciclo menstrual.
Outro sintoma comum são as ondas de calor, que afetam muitas mulheres durante a perimenopausa.
Elas podem durar de alguns segundos a vários minutos e frequentemente ocorrem à noite, resultando em suores noturnos que podem interferir na qualidade do sono.
Alterações de humor, como irritabilidade, tristeza ou ansiedade, são comuns na perimenopausa. Oscilações hormonais podem afetar o humor, e muitas mulheres relatam sentir-se mais emocionais durante essa fase.
A queda nos níveis de estrogênio também pode causar secura vaginal, resultando em desconforto, especialmente durante as relações sexuais.
A insônia ou dificuldade em manter o sono é outro sintoma frequente. Isso pode estar relacionado aos suores noturnos ou às mudanças hormonais que afetam a qualidade do sono.
Algumas mulheres experimentam ainda dores de cabeça ou enxaquecas mais frequentes ou intensas devido às flutuações nos níveis hormonais.