Os sinais de câncer de mama em homens para você se atentar
Apesar de raro, o câncer de mama em homens é uma realidade; saiba reconhecer os sinais de alerta da doença
Apesar de raro, o câncer de mama também pode afetar os homens. Isso acontece porque, assim como as mulheres, os homens possuem tecido mamário e hormônios femininos, embora em menor quantidade.
Embora apenas 1% dos casos de câncer de mama aconteçam em homens, isso ainda é uma possibilidade que não deve ser ignorada.
O câncer de mama masculino é mais comum acima dos 60 anos, mas também pode ocorrer em idades mais jovens, especialmente quando há histórico familiar de câncer. Portanto, é fundamental que os homens também fiquem atentos aos sinais dessa doença.
- Ciência aponta relação entre covid-19 e regressão do câncer; entenda
- Trombose: reconhecendo sintomas e sinais
- 5 sinais que podem indicar um ataque isquêmico transitório
- Câncer de pulmão: Anvisa aprova medicamento para estágio inicial da doença
Quais são os principais sinais do câncer de mama em homens?
Os sinais do câncer de mama em homens são muito semelhantes aos das mulheres, mas, por ser menos comum, muitas vezes não recebem a devida atenção. Fique de olho em:
- Caroço próximo ao mamilo: um dos primeiros sinais pode ser o aparecimento de um nódulo endurecido e geralmente indolor.
- Retração do mamilo: se o mamilo começa a “entrar” ou mudar de posição, pode ser um alerta.
- Dor unilateral: dores localizadas em uma das mamas sem motivo aparente também merecem atenção.
- Secreção pelo mamilo: qualquer líquido saindo do mamilo, especialmente se for sangue, deve ser avaliado por um médico imediatamente.
O que causa a doença em homens?
- Idade: a maioria dos casos acontece em homens com idade entre 60 e 70 anos.
- Histórico familiar: se há casos de câncer de mama ou ovário na família, o risco é maior.
- Mutações genéticas: mutações em genes como BRCA1 e BRCA2 aumentam o risco da doença. Aproximadamente 40% dos casos de câncer de mama em homens têm relação com mutações hereditárias.
- Obesidade e alcoolismo: o excesso de peso e o consumo elevado de álcool também estão associados a um risco maior de câncer de mama em homens.
Como ocorre o diagnóstico?
Ao notar algum dos sintomas mencionados, o homem deve procurar um mastologista. Como o câncer de mama é raro nos homens, não há uma recomendação para mamografias de rotina.
O diagnóstico geralmente é feito quando o paciente percebe algum sintoma e busca ajuda médica. Os exames para diagnosticar o câncer de mama incluem:
- Mamografia: ajuda a identificar alterações no tecido mamário.
- Ultrassonografia: usada para obter imagens mais detalhadas.
- Biópsia: confirmará se o nódulo é cancerígeno.
Tratamento
O tratamento para o câncer de mama masculino é similar ao das mulheres. A cirurgia, que geralmente envolve a retirada total da mama (mastectomia), é o tratamento mais comum.
Em muitos casos, também é necessário remover os gânglios linfáticos da axila. Dependendo das características do tumor, podem acabar sendo recomendadas quimioterapia, radioterapia e endocrinoterapia.
Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso no tratamento, com taxas de cura chegando a 90-95% nos casos iniciais.