Os sintomas de um ataque de pânico silencioso
Normalmente, alguém que está em ataque de pânico apresenta sintomas físicos que indicam a crise. No entanto, algumas vezes, esse ataque pode ser silencioso
Um ataque de pânico silencioso é como um alarme no corpo que dispara e muitas vezes não é percebido pelo outro.
Imagine estar em um estado de alta tensão, mas ninguém consegue ver: seu coração bate mais rápido, você pode ter dificuldade para respirar, sentir tontura ou ansiedade, sem que ninguém perceba.
É como se você estivesse enfrentando uma tempestade por dentro enquanto parece calmo por fora.
O complicado sobre os sintomas de um ataque de pânico silencioso é que você pode tentar continuar normalmente, mesmo que tudo dentro de você esteja gritando por ajuda.
O que é importante saber é que existem métodos para lidar com isso.
O que é um ataque de pânico silencioso?
Os ataques de pânico são um fenômeno comum que muitas pessoas vivenciam ao longo da vida. No entanto, nem todos os ataques de pânico são iguais – existem diferentes formas. O ataque de pânico silencioso é um deles.
Embora os ataques de pânico “clássicos” sejam caracterizados por sintomas visíveis, como tremores, suores ou respiração ruidosa, o ataque de pânico silencioso é muitas vezes menos óbvio.
De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, os ataques de pânico silenciosos podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo, embora haja uma ligeira tendência para adultos mais jovens e mulheres.
Por que um ataque de pânico ocorre?
Os ataques de pânico podem ser desencadeados por estresse, predisposições genéticas ou mudanças significativas na vida.
Ataques de pânico recorrentes, em particular, podem ser uma indicação de transtorno de ansiedade.
Os sintomas de ataque de pânico silencioso
Coração acelerado
Os que sofrem frequentemente relatam palpitações cardíacas, uma característica comum dos ataques de pânico.
Tontura
A tontura também é um sintoma comum, fazendo com que os pacientes se sintam instáveis e desorientados.
Tremores
Podem ocorrer tremores leves, embora sejam menos perceptíveis em ataques de pânico silenciosos do que em ataques mais óbvios.
Falta de ar e hiperventilação
A inquietação profunda pode causar falta de ar e hiperventilação, mesmo que nem sempre seja visível para o mundo exterior.
Desrealização e despersonalização
Esses sintomas fazem com que as pessoas se sintam alienadas do ambiente ou do próprio corpo. A desrealização corresponde a uma percepção distorcida do meio ambiente.
Despersonalização significa que você se percebe como estranho. Ambos os sintomas estão intimamente relacionados e podem ocorrer simultaneamente durante um ataque de pânico silencioso.
Pensamentos constantes
No ataque e pânico é comum saltar de pensamento em pensamento. Geralmente são pensamentos negativos e medos exagerados.
Como lidar com um ataque de pânico?
Se você sentir que está começando a entrar em pânico, a regra mais importante é: tente manter a calma e respirar profundamente.
Perceba que você está tendo um ataque de pânico que irá passar. Sua vida não está em perigo.
Se isso não funcionar e você não se acalmar, procure ajuda: converse com alguém próximo, vá ao médico, ligue para o número de emergência ou para o serviço de emergência.