Os sintomas desta condição silenciosa são diferentes em homens e mulheres

Novo estudo do Instituto do Coração Smidt aponta como os sintomas podem variar; saiba identificar

Sintomas acabam sendo diferentes em homens e mulheres
Créditos: iStock/courtneyk
Sintomas acabam sendo diferentes em homens e mulheres

Novo estudo evidencia que homens e mulheres podem apresentar sintomas diferentes antes de uma parada cardíaca, condição que pode ser fatal.

Segundo a pesquisa, cerca de metade das pessoas que tiveram parada cardíaca apresentaram sintomas até 24 horas antes do evento.

Sintomas de uma parada cardíaca

O estudo, realizado pelo Instituto do Coração Smidt, no Centro Médico Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, sugere que, enquanto as mulheres se sentem ofegantes até 24 horas antes do evento, os homens provavelmente terão dores no peito.

Além do cansaço extremo, as mulheres podem sentir sinais semelhantes a uma crise de ansiedade, como falta de ar e palpitações.

Outros grupos de homens e mulheres também relataram convulsões e sintomas de gripe antes de uma parada cardíaca.

O Dr. Sumeet Chugh, autor principal do estudo e especialista em parada cardíaca repentina, explicou que identificar esses sintomas antes do tempo pode levar a intervenções preventivas e, possivelmente, evitar a morte iminente.

“Nossas descobertas podem levar a um novo paradigma para a prevenção da morte súbita cardíaca”, afirmou.

Como foi realizada a pesquisa?

Para os resultados, a equipe examinou dados colhidos a partir do estudo de previsão de morte súbita em comunidades multiétnicas em Ventura, na Califórnia, e pesquisas realizadas em Portland, no Oregon.

A comparação dos sintomas com grupos de controle que buscaram cuidados médicos emergenciais também foi fundamental para o estudo.

“A seguir, complementaremos esses principais sintomas de alerta específicos do sexo com recursos adicionais – como perfis clínicos e medidas biométricas. Tudo para melhorar a previsão de parada cardíaca súbita”, destacou Dr. Chugh.

A parada cardíaca, ou parada cardiorrespiratória, ocorre quando o coração para de bombear o sangue ao redor do corpo, causando a perda de consciência da pessoa e a possível interrupção da respiração.

Como reagir diante de uma parada cardíaca?

Quando acontece uma parada cardíaca, cada segundo é essencial. Portanto, você deve ligar para o atendimento de emergência o mais rápido possível.

Enquanto se aguarda o socorro, a realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pode ajudar a manter a pessoa viva. A RCP inclui compressões torácicas, para manter o sangue circulando, e respiração boca a boca para inflar os pulmões.

Na maioria dos casos, a parada cardíaca é causada por um ritmo cardíaco anormal chamado fibrilação ventricular, uma falha elétrica que faz o coração parar subitamente de bombear e começar a tremer.

As causas da condição podem incluir: doença cardíaca coronariana, ataque cardíaco, cardiomiopatia, doença cardíaca congênita, doença da válvula cardíaca e miocardite aguda.