3 destinos para se reconectar com a natureza no feriadão de Sexta-feira Santa e Tiradentes

São destinos para fazer o tempo passar mais devagar ou vivenciar experiências novas e incríveis

15/04/2025 12:01

Este ano, o feriado prolongado de Tiradentes cai numa segunda-feira e logo após as celebrações da Semana Santa. É oportunidade perfeita para desacelerar, respirar novos ares e se conectar com a natureza.

O ecoturismo e o turismo de aventura surgem como um convite para explorar trilhas, cachoeiras, montanhas e destinos para fazer o tempo passar mais devagar ou vivenciar experiências novas e incríveis.

Localizado no sul de Minas, Gonçalves encanta por suas belezas naturais e pelo clima agradável
Localizado no sul de Minas, Gonçalves encanta por suas belezas naturais e pelo clima agradável - Gab Martins

Em viagem solo, com amigos ou em família, a Catraca Livre, com ajuda da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), selecionou três destinos para quem deseja sair da rotina e mergulhar em paisagens naturais inspiradoras. Confira abaixo:

3 destinos para se reconectar com a natureza no feriado de Tiradentes

1 – Turismo fora de estrada 4×4 na Serra da Mantiqueira (MG)

A Mantiqueira Ecoturismo oferece opções de passeios em veículo 4×4 para desbravar a história, a cultura e as belezas naturais da região de Gonçalves, no sul de Minas Gerais, no feriado de Tiradentes.

Da Pedra do Baú, da para avistar a cidade de Campos do Jordão
Da Pedra do Baú, da para avistar a cidade de Campos do Jordão - Divulgação/Abeta

O roteiro de São Sebastião das Três Orelhas tem uma das vistas mais lindas da Serra da Balança, de onde é possível avistar a Pedra do Baú e a cidade de Campos do Jordão, e inclui uma visita ao Alambique Gonçalves para conhecer processo de fabricação de uma das mais famosas cachaças mineiras –com degustação, claro! Ao final, uma pequena trilha leva os visitantes até a Cachoeira do Simão, que possui um poço sem correnteza e perfeito para relaxar.

Também é possível organizar passeios personalizados e curtir o pôr do sol na Pedra de São Domingos, a 2.050 metros de altura, observar o céu em um roteiro noturno, ou curtir a incrível biodiversidade de pássaros na paisagem montanhosa e nas diversas trilhas. Saiba mais em @mantiqueiraecoturismo.

2 – Imersão completa no Pantanal selvagem

Para quem quer viver uma autêntica experiência em uma das mais emblemáticas regiões da fauna e flora brasileiras, a agência Ecoadventures Travel tem um pacote completo de 5 dias no Pantanal sul-mato-grossense que convida viajantes a programação intensa de atividades ao ar livre.

Passeio de canoa é uma das atrações para fazer no Pantanal
Passeio de canoa é uma das atrações para fazer no Pantanal - Divulgação/Abeta

Com saída de Campo Grande (MS), o roteiro leva os visitantes ao Passo do Lontra Parque Hotel, no município de Corumbá, um dos trechos mais ricos em biodiversidade da região. Passeio de barco ao entardecer com observação noturna de jacarés, jeep safári com caminhada ecológica pela remota região da Nhecolândia, passeios de barco e canoa pelos rios Miranda e Vermelho e uma cavalgada por uma fazenda típica pantaneira estão entre as atividades.

Um dos destaques do roteiro é o acampamento selvagem às margens do rio, com jantar preparado pelo guia, fogueira e observação do céu estrelado, sem interferência de luz artificial. 

3 – Explorar as maravilhas de um cânion no Paraná

Que tal fazer trilhas, tirolesas e rapel em um cânion com cachoeiras, numa unidade de conservação de 25 hectares de mata nativa e recuperada? A Operadora Ninho do Corvo é a única a operar em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural em Prudentópolis, no norte do Paraná, a 200 km de Curitiba, e oferece atividades inesquecíveis para todas as idades e níveis de experiência no Cânion Barra Bonita.

Rapel em cachoeira na cidade de Prudentópolis (PR)
Rapel em cachoeira na cidade de Prudentópolis (PR) - Divulgação/Abeta

A área é cortada pelo Rio Barra Bonita e cinco pequenos córregos com diversas cachoeiras acessíveis. A operadora também oferece hospedagem em pousada no meio da mata, para dormir ouvindo os sons da natureza.