Osteopatia: conheça o tratamento alternativo para dores na coluna
Estalar os dedos, pescoço e coluna é algo natural, mas perigoso para se fazer sem orientação de um profissional. A prática, no entanto, apesar de causar aflição em muita gente, é terapêutica e utilizada na osteopatia, um tratamento da medicina alternativa. A prática pouco conhecida trabalha com técnicas manuais para reorganizar articulações, músculos e ossos.
Uma das adeptas do tratamento é a filha da cantora Kelly Key, Suzanna Freitas. Recentemente, ela postou em suas redes sociais um vídeo que mostra como é a sessão. Apesar de aflitivo, ela garante que o tratamento não dói.
De acordo com o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, especialista do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, o foco maior da osteopatia é na origem da dor e não onde ela está localizada. “Até porque a dor não é a causa principal da lesão, normalmente elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio. Por exemplo, um entorse de tornozelo pode ser um fator causal de uma dor no quadril”, explica o especialista.
A técnica é indicada para problemas variados que causam dores, tais como hérnias de disco, dores no nervo ciático, dores de cabeça tensionais, dores no pescoço, lombalgias (dores nas costas), dores no ombro, joelho, tornozelo, dentre outros.
A vantagem é que a técnica costuma apresentar bons resultados, sem a necessidade do uso de medicamentos. Segundo o fisioterapeuta, para potencializar o tratamento, é indicado abandonar velhos e nocivos hábitos, assim como o sedentarismo. “Afinal, o foco é sempre a unidade do corpo e a manutenção da saúde”, afirma.
Saiba mais sobre a osteopatia no site Minha Vida.
Leia também: