Ozempic: alimentos que você deve evitar para reduzir efeitos colaterais

A alimentação correta pode ajudar a suavizar os efeitos secundários desse tipo de medicamento

Medicamentos como Ozempic e Wegovy são utilizados no tratamento da obesidade e do diabetes. Embora muitas pessoas observem melhorias em sua saúde como resultado desses medicamentos, algumas também apresentam efeitos colaterais gastrointestinais. Os alimentos consumidos interferem nos efeitos colaterais

Como funcionam esses medicamentos?

Ozempic e o Wegovy são agonistas do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1) . Eles ajudam o corpo a liberar mais insulina depois de comer. E impede o fígado de produzir mais açúcar.

Também diminuem a rapidez com que o estômago esvazia, e isso pode fazer você se sentir saciado por mais tempo e diminuir o apetite.

Todas essas coisas levam a um melhor controle do açúcar no sangue. Mas também podem causar perda de peso e outros efeitos colaterais.

Como essa classe de medicamentos chamada agonistas do GLP-1 retarda o esvaziamento gástrico, a droga pode fazer com que os alimentos fiquem no estômago por períodos mais prolongados, causando náuseas, prisão de ventre, gases e diarreia.

Comer mais certos alimentos (e evitar outros) pode ajudar a reduzir estes efeitos secundários.

Certos alimentos aumentam os efeitos colaterais do Ozempic
Créditos: asikkk/istock
Certos alimentos aumentam os efeitos colaterais do Ozempic

Alimentos que devem ser evitados

Os alimentos que devem ser evitados com Ozempic ou outros agonistas do GLP-1 para reduzir os efeitos colaterais gastrointestinais são os seguintes:

Alimentos gordurosos

Pesquisas mostraram que uma dieta contendo muitos alimentos ricos em gordura pode causar prisão de ventre e lento movimentação dos alimentos no trato gastrointestinal.

Assim, comer frituras ou outros alimentos ricos em gordura pode piorar a constipação causada pelos agonistas do GLP-1.

Carboidratos Refinados

Carboidratos refinados, como pão branco e arroz branco, biscoitos e doces, podem causar prisão de ventre e, por sua vez, náuseas. Dessa forma, estes alimentos podem piorar os efeitos secundários causados ​​pelos medicamentos.

Carboidratos refinados também devem ser evitados
Créditos: Bignai/istock
Carboidratos refinados também devem ser evitados

Alimentos com adição de açúcar

Se você está tomando o medicamento para diabetes, obviamente não deve comer muito açúcar, mas isso ainda se aplica a pessoas que tomam o medicamento para emagrecer.

Alimentos a priorizar

Por outro lado, é importante incluir proteínas magras, como peito de frango, peixe e ovos. Bem como aumentar o consumo de fibras, como frutas, vegetais, legumes e grãos integrais, podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue.

Também é necessário saber que cada pessoa é única, e as necessidades dietéticas podem variar.

Ao começar a tomar esses medicamentos o ideal é consultar um médico ou um nutricionista para obter orientações personalizadas com base no seu estado de saúde e nos objetivos do tratamento com Ozempic.